Dissertação de mestrado – Douglas de Castro Mendes

Defesa de Dissertação de mestrado

Título: Projeto de instrumentação, monitoramento por imagens e retroanálise de pavimento

Douglas de Castro Mendes – Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF

RESUMO:As ferrovias têm ganhado destaque nacional em razão de vultuosos investimentos e expansões da malha planejados para os próximos anos. Os métodos brasileiros para analisar o comportamento dos pavimentos ferroviários, no entanto, apresentam simplificações defasadas e inspiradas em países com solos de climas distintos das 5 regiões climáticas do Brasil. Dessa forma, esta dissertação, peça integrante do Termo de Execução Descentralizado (TED) entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), colabora com a execução de um trecho experimental (TE) composto por instrumentação específica para medir as tensões, as deformações e as modificações nas condições dos materiais do pavimento ferroviário resultantes das ações do tráfego. Para tanto, definiu-se os instrumentos que integrarão o TE, tendo como referência as poucas experiências nacionais e internacionais. Em comparação a essas experiências, a monitoração das deflexões por meio de imagens digitais, utilizada na pesquisa, apresentou-se como um diferencial. O projeto de instrumentação foi norteado por uma prévia modelagem numérica, com uso do software SysTrain. Da instrumentação projetada, utilizou-se somente a medição das deflexões por meio do tratamento de imagens quando da passagem do trem, deixando o legado para futuras pesquisas. Assim, procedeu-se com o monitoramento do potencial trecho a ser instrumentado, sendo realizadas filmagens que captassem o deslocamento de alvos locados em trilhos e em dormentes. Em seguida, foi realizada retroanálise no SysTrain, a partir da deflexão do trilho e validando-a com os deslocamentos dos dormentes, uma vez que houve consonância entre os resultados modelados e de campo. Pela retroanálise, constatou-se módulo de resiliência com valor indicativo de processo avançado de degradação do subleito. Condição razoável considerando o tempo de operação da via. Por meio de análises de sensibilidade dos parâmetros que podem afetar o comportamento do pavimento férreo, verificou-se a influência do módulo de resiliência, principalmente do subleito, nos deslocamentos mobilizados no trilho. Por outro lado, não houve impacto significativo da condição do lastro no comportamento do pavimento analisado. Assim, os resultados destacam a importância da iteração entre as camadas do pavimento e da condição do subleito para um melhor desempenho da linha férre.
Palavras-chave: Pavimento ferroviário; Instrumentação; Monitoramento por câmera; Retroanálise.

Data: 03/08/2022
Hora: 19h00
Local: virtual (Acesso em: https://bit.ly/salaPEC01)

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Mario Vicente Riccio Filho – Orientador e Presidente da Banca (UFJF)
– Prof. Dr. Rafael Cerqueira Silva – Coorientador (UNB)
– Prof. Dr. Flavio de Souza Barbosa – Coorientador (UFJF)
– Prof. Dr. Geraldo Luciano de Oliveira Marques – Membro titular interno (UFJF)
– Prof. Dr. Ivonne Alejandra Maria Gutiérrez Góngora – Membro titular externo (UCB)
– Prof. Dr. Heraldo Nunes Pitanga – Suplente interno (UFJF)
– Prof. Dr. Diego de Freitas Fagundes – Suplente externo (FURG)