Dissertação de mestrado – Beatriz Leite Sefair de Barros

CONVITE

Defesa de Dissertação de mestrado

Título: Estudo do efeito pozolânico da cerâmica vermelha nas propriedades de concretos submetidos a temperaturas elevadas

Beatriz Leite Sefair de Barros – Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF

RESUMO:A preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais é crescente atualmente. O setor da construção civil é um dos que mais gera impactos ambientais devido ao consumo de recursos, geração de resíduos e emissão de gases poluentes. A indústria de cimento Portland é responsável pela extração de grandes quantidades de argila e calcário e pela elevada taxa de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Outro problema relevante do setor é a deposição inadequada de resíduos, dentre eles os resíduos de cerâmica vermelha. Uma das vantagens do concreto, comparado aos demais materiais estruturais, é a resistência a temperaturas elevadas. Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência do uso da cerâmica vermelha como pozolana em substituição parcial do cimento Portland, nos teores de 10% e 25%, no comportamento físico e mecânico de concretos, na temperatura ambiente e após exposição a 200°C, 400°C e 600°C. Os resultados mostraram que a substituição parcial do cimento pela cerâmica vermelha é tecnicamente viável para concretos expostos a temperaturas elevadas, sendo que, de um modo geral, o teor de substituição de 10% é o mais adequado. Dessa forma, a utilização da cerâmica vermelha em concretos expostos a temperaturas elevadas se constitui em uma maneira de diminuir a deposição inadequada de resíduos, a exploração de recursos não renováveis e os impactos ambientais causados pela fabricação do cimento Portland, melhorando o desempenho do concreto após o aquecimento.
Palavras-chave: concreto, cerâmica vermelha, materiais pozolânicos, temperaturas elevadas.

Data: 29/04/2022
Hora: 09h00
Local: de forma não presencial, conforme Resolução nº 10/2022-CSPP (Acesso em: https://bit.ly/salaPEC01)

Banca Examinadora:
– Prof.ª Dr.ª Thaís Mayra de Oliveira – Orientadora e Presidente da Banca (UFJF)
– Prof. Dr. Leonardo Goliatt da Fonseca – Membro titular interno (UFJF)
– Prof.ª Dr.ª Adriana Guerra Gumieri – Membro titular externo (UFMG)
– Prof. Dr. Geraldo Luciano de Oliveira Marques – Suplente interno (UFJF)
– Prof.ª Dr.ª Júlia Castro Mendes – Suplente externo (UFOP)