Fechar menu lateral

Dissertação de mestrado – Marlilene Silva Gomes

CONVITE

Defesa de Dissertação de mestrado

Título: Análise da influência do teor de umidade na deformação permanente de solos argilosos lateríticos para uso em estruturas de pavimentos

Marlilene Silva Gomes – Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF

RESUMO: O presente trabalho propõe analisar a influência da variação do teor de umidade na deformação permanente, quando se utiliza solo laterítico como material constituinte das camadas do pavimento de baixo volume de tráfego. As três amostras de solos utilizadas nesta pesquisa são provenientes da região da Zona da Mata Mineira e foram classificadas por Marangon (2004), segundo a metodologia MCT, como LG’. Os corpos de prova, do ensaio de deformação permanente, foram moldados na umidade ótima e 2% acima dessa umidade, e ensaiados no equipamento triaxial de cargas repetidas com aplicação de 150.000 ciclos de carga a uma frequência de 2Hz. O ensaio de módulo de resiliência também foi executado nos dois teores de umidade, para cada um dos três solos. Com os dados obtidos, nesses ensaios de caracterização mecânica, foi proposto o dimensionamento de estruturas típicas de pavimentos para baixo volume de tráfego, com a utilização do programa MeDiNa. Nesta última etapa, foi analisado que a variação do teor de umidade teve baixa influência na deformação permanente, e por consequência, no dimensionamento dos pavimentos, uma vez que as deformações encontradas para os solos em estudo foram muito baixas, em ambas as umidades.
Palavras-chave: Solos tropicais, Deformação Permanente, Dimensionamento mecanístico-empírico, Variação do teor de umidade.

Data: 20/12/2021
Hora: 09h00
Local: /por webconferência, conforme Resolução nº 28/2021-CSPP (Acesso em: https://meet.google.com/rpc-uysi-pdh)

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Geraldo Luciano de Oliveira Marques – Orientador(a) e Presidente da Banca (UFJF)
– Prof. Dr. Marcio Marangon – Coorientador(a) (UFJF)
– Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues Guimarães – Membro titular externo (IME)
– Prof.ª Dr.ª Cátia de Paula Martins – Membro titular interno (UFJF)
– Prof.ª Dr.ª Thaís Mayra de Oliveira – Suplente interno (UFJF)
– Prof. Dr. Cássio Alberto Teoro do Carmo – Suplente externo (Huesker Ltda)