Dissertação de mestrado – Arthur Henrique Gasparete Casali

Defesa de Dissertação de mestrado

Título: Análise do comportamento termomecânico em diferentes classes de concreto e com substituição de vermiculita

Arthur Henrique Gasparete Casali – Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF

RESUMO: A avaliação do comportamento do concreto quando submetido a temperaturas elevadas tem despertado cada vez mais o interesse da comunidade científica. No campo dos estudos experimentais, pesquisas analisaram os danos causados pelo aumento da temperatura considerando os níveis microestrutural e macroestrutural e, segundo as mesmas, um dos motivos pelo qual o tema vem se tornando relevante é a crescente demanda por concretos de alto desempenho, os quais exigem uma matriz cimentícia altamente densa e com um baixo volume de vazios, o que aumenta a sensibilidade do material a condições térmicas extremas e o torna sujeito a microfissuração¸ ao desplacamento e a perda de capacidade de carga. Salienta-se ainda que pesquisas referentes a exposição de elementos de concreto a temperaturas elevadas conduzem a resultados bastante inconsistentes e, dessa forma, novas contribuições sobre o assunto são muito importantes. Nesse contexto, surge a necessidade do estudo da avaliação termomecânica de concretos com agregados leves quando comparados com concretos convencionais, ou seja, com agregados pétreos comumente utilizados nas dosagens. Pretende-se neste trabalho avaliar o comportamento termomecânico do concreto quando o mesmo e exposto a gradientes de temperatura elevados, e entender o processo de degradação dos materiais nesses casos. pode-se concluir que a alta temperatura tem influência direta tanto nos concretos convencionais quanto nos concretos com substituição por vermiculita.
Palavras-chave: 0

Data: 14/12/2021
Hora: 08h30
Local: por webconferência, conforme Resolução nº 28/2021-CSPP (Acesso em: https://bit.ly/salaPEC01)