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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ODO112GV - INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Horas Aula: 1

Departamento: DEP ODONTOLOGIA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Seminário é procedimento didático que consiste em levar o estudante a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente, tendo, assim, a finalidade de introduzir o estudante na pesquisa, na análise sistemática de fatos, estruturando-os adequadamente para a sua apresentação clara e documentada. Destacando ainda que, dentre os gêneros textuais, um seminário tem como foco principal a oralidade, ou seja, a discussão de inquietações e ideias.
Não obstante, a disciplina Introdução à Formação em Odontologia busca em sua dialética contextualizar o discente de Odontologia à vida acadêmica além de abordar uma compreensão crítica da relação entre a sua escolha profissional com a realidade da formação e da prática da Odontologia. Afinal, no contexto de formação de futuros cirurgiões-dentistas, suscita-se a necessidade de se aprofundar a discussão sobre as práticas de saúde, numa perspectiva holística,
ética e humanística do cuidado.Refletir acerca de práticas odontológicas humanizadas possibilitará o confronto entre as tradicionais tendências tecnocráticas vigentes nos serviços de saúde e a vertente contemporânea da valorização das crenças e da escuta atentiva, bem como do respeito à individualidade das pessoas, aspectos apontados como elementos essenciais da humanização. Buscando assim neste espaço uma maior aproximação com o instituído nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19/02/ 2002) que prevê em seu Art.3o:

“O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a
transformação da realidade em benefício da sociedade”.
Unidade I - Odontologia, uma escolha permeada por expectativas
- O acadêmico de Odontologia: o profissional que imaginamos nos tornar
- A formação odontológica e as demandas em saúde bucal da população brasileira: odontologia de que e para quem?
- História da Odontologia: de onde viemos, onde estamos e para aonde iremos?
Unidade II – Odontologia sob perspectiva da humanização e integralidade dos cuidados Unidade III – Confronto/Síntese – Odontologia, resultado de idealizações e realidades
- O acadêmico de Odontologia: o profissional que precisamos ser
- Universidade Federal de Juiz de Fora: formação em interface com ensino, pesquisa, extensão e gestão
- O curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz Fora – Campus Governador Valadares: possibilidades futuras
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução 3, de 21 de junho de 2021 (Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências). Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003- 21/file.
MENEZES, JDV. Gotas de história da odontologia. Fortaleza, CE: Imprensa Universitária, 2021. (ISBN: 978-65-88492-71-0; DOI: 10.51996/9786588492710). Disponível em:https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60496/1/2021_liv_jdvmenezes.pdf.
GIORDANI, AT. Humanização da saúde e do cuidado. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2015. 1 recurso online ISBN 9788578082727
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Universidade Federal de Juiz de Fora. Portaria 1.105, de 28 de setembro de 1998 (Estatuto da UFJF). Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wp content/uploads/sites/21/2009/02/estatuto1.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Conselho Superior. Resolução 13, de 28 de setembro de 1998 (Regimento Geral da UFJF). Juiz de Fora, MG: UFJF, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wp- content/uploads/sites/21/2019/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_aprovada-e- Regimentogeral-UFJF.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Pró-Reitoria de Graduação.Conselho Setorial de Graduação – CONGRAD. Resolução 23, de 25 de janeiro de 2016 (Regulamento Acadêmico da Graduação). Juiz de Fora, MG: UFJF, 2016. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wp-content/uploads/sites/21/2023/04/RAG- consolidado-19.04.2023-1.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Odontologia. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia em vigência.
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