Disciplina: ODO092GV - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO IV
Horas Aula: 2
Departamento: DEP ODONTOLOGIA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
seminário tem como foco principal a oralidade, ou seja, a discussão de inquietações e ideias.
OBJETIVOS
3.1 – Cognitivos
A disciplina Seminário de Integração IV se justifica e consubstancia sua existência baseada em seu objetivo indutório de integrar os ciclos básico e clínico (enfoque clínico). Sua sistemática se baseia na reflexão crítica e reflexiva dos discentes que terão como desafio a busca ativa de
conhecimentos clínicos (aprendidos no ciclo aplicado/clínico) que corroborem ou que justifiquem os procedimentos da prática odontológica. Buscando assim neste espaço uma maior aproximação com o instituído nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19/02/ 2002) que prevê em seu Art.3º: “O Curso
de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”.
3.2 – Sócio-afetivos
Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de coletividade intelectual entre os estudantes e entre estes e seus professores, buscando assim o reconhecimento da importância ao respeito pela individualidade das pessoas, da valorização das crenças e, até mesmo, da escuta atentiva e de sua aplicabilidade na prática diária do cirurgião-dentista.
CLÍNICA DIÁRIA ODONTOLÓGICA: PRINCIPAIS AGRAVOS EM SAÚDE BUCAL SOB ATENÇÃO INTEGRADA (AÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS, DE VIGILÂNCIA, DE PROMOÇÃO E TERAPÊUTICA)
A partir desta temática serão abordados alguns eixos de discussão:
¿ Módulo zero: Acolhimento, Apresentação do plano semestral/Ementa; Dinamização metodológica disciplinar;
Contextualização temática
¿ Módulo I: Observação da realidade (autopercepção) – Os conceitos científicos que trago
• Apresentação de conceitos pessoais/Explosão de ideias (Expectativas pessoais)
¿ Módulo II: Teorização – Os conceitos científicos que busco
• Análise crítica de conceitos científicos (Expectativas profissionais e acadêmicas)
¿ Módulo III: Confronto/Síntese – Os conceitos científicos que aplico
• Construção e aplicabilidade de conceitos através da interface entre expectativas pessoais (Módulo I) e expectativas profissionais e formativas (Módulo II).
- Início
- Área do aluno
- Departamento
- Graduação
- Pesquisa e Extensão
- Grupos de Pesquisa
- Laboratório de Patologia
- Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial(LADOM)
- Linhas de Pesquisa
- Projetos de Extensão
- Projeto de Extensão Aliviando Dores Orofaciais: DTMs e Bruxismo
- Projeto de Extensão ERO – Endodontia e Reabilitação
- Projeto de Extensão Clínica Assistencial de Radiologia Odontológica (Radioclin)
- Projeto de Extensão Correção de Deformidades Mucogengivais em Adultos Jovens
- Projeto de Extensão Estação Transmissora de Matérias Dentais (ETMD)
- Projeto de Extensão Sorriso do Amanhã
- Projetos de Pesquisa
- Projetos de Treinamento Profissional
- Serviço de Radiologia Odontológica
- Institucional
- Canal do Egresso