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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ODO011GV - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO II

Horas Aula: 1

Departamento: DEP ODONTOLOGIA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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A centralidade dos trabalhadores de saúde para a promoção, proteção e recuperação da saúde e produção dos cuidados, gera como corolário a necessidade de transformações no processo de formação profissional. Desse modo, os processos formativos dever considerar o acelerado ritmo de evolução do conhecimento, as mudanças do processo de trabalho em saúde, as transformações nos aspectos demográficos e epidemiológicos, tendo em perspectiva o equilíbrio entre excelência técnica e relevância social. Espera-se formar cidadãosprofissionais críticos e reflexivos, com conhecimentos, habilidades e atitudes que os tornem aptos a atuarem em um sistema de saúde qualificado e integrado. No entanto, a orientação predominante na formação ainda é alheia à organização setorial e ao debate crítico sobre o cuidado na saúde, apresentando pouca ou nenhuma relação com a realidade social e epidemiológica da população. Além disso, defronta-se com modelos curriculares fragmentados, não inseridos nos serviços públicos de saúde, divididos em ciclos básicos e profissionais, em geral pouco integrados e dependentes de alta tecnologia. Quanto ao enfoque pedagógico,
frequentemente limita-se às metodologias tradicionais baseadas na transmissão de conhecimentos, que não privilegiam a formação crítica do estudante, inserindo-o tardiamente no mundo do trabalho. Dentro deste cenário se propõe a disciplina “Seminário de Integração II (ODO011GV-A)”, que tem em sua justificativa seu propósito existencial, o de prover um espaço de ensino para dinamizar a integração dos conteúdos abordados no Ciclo básico com o Ciclo aplicado/clínico ao longo de todo curso. Esta abordagem contorna a tendência, às vezes observada, de um menor interesse do aluno pelas disciplinas básicas, por não encontrar motivação para dedicar tempo ao seu aprendizado. No tocante à Odontologia, esse tipo de proposição seria de inestimável ganho na formação do cirurgião-dentista. Inicialmente porque viria ao encontro da
necessidade de restabelecer a relação entre a saúde bucal e a saúde sistêmica do paciente. Vale ainda destacar que as ciências básicas são essenciais para o raciocínio lógico inteligente, que por sua vez irá influenciar a identificação,
explicação e solução de problemas na prática profissional.
Do mesmo modo, a articulação desses conhecimentos com os problemas de saúde bucal mais prevalentes (Cárie dentária; Doença Periodontal; Câncer de boca; Traumatismos dentários; Fluorose dentária; Edentulismo; Má oclusão), com
variações do normal ao patológico, poderá tornar o aprendizado mais significativo para o aluno, caracterizando desta forma uma abordagem contextualizada na problematização – cenário que favorece a perspectiva da formação acadêmica
crítica e reflexiva.

OBJETIVOS
3.1 – Cognitivos
• Prover espaço de discussão para contextualizar a importância dos conteúdos trabalhados no Ciclo básico/biológico para uma adequada formação profissional;
• Buscar através de análise crítica e reflexiva desencadear a interface entre os conteúdos trabalhados no Ciclo Básico/biológico do curso com a tão desejada aplicabilidade na clínica diária do cirurgião-dentista.
3.2 – Sócio-afetivos
- Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de coletividade intelectual entre os estudantes e entre estes e seus professores, buscando assim o reconhecimento da importância ao respeito pela individualidade das pessoas, da valorização das crenças e, até mesmo, da escuta atentiva e de sua aplicabilidade na prática diária do cirurgião-dentista.
A disciplina “Seminário de Integração II” possui carga-horária total de 15 horas. O conteúdo programático envolverá o questionamento central:
• QUAL A APLICABILIDADE DO CICLO BÁSICO NA CLÍNICA DIÁRIA DO CIRURGIÃO DENTISTA?
o A partir deste momento indagativo serão abordados alguns eixos de discussão:

¿ Módulo zero: Acolhimento, Apresentação do plano semestral/Ementa e Dinamização metodológica disciplinar.

¿ Módulo I: Observação da realidade (autopercepção) – Ciclo básico na minha formação, caminhos percorridos e percebidos

• Contextualização temática
• Apresentação de conceitos pessoais/Explosão de ideias(Expectativas pessoais)

¿ Módulo II: Teorização – Ciclo básico na formação odontológica, interfaces entre teoria e prática (Expectativas profissionais e acadêmicas) o Cárie dentária; o Doença periodontal; o Câncer de boca; o Fluorose dentária; o Edentulismo; o Má oclusão; o Traumatismos dentários.

¿ Módulo III: Confronto/Síntese – Ciclo básico na formação odontológica, resultado de idealizações e realidades

Aplicação dos conceitos construídos em interface com os eixos formativos:
o Ensino;
o Pesquisa; o Extensão.
Livre/Busca ativa de informações: livros, artigos e conteúdos eletrônicos correlatos aos conteúdos programáticos.
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