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Projeto de Extensão Sorriso do Amanhã

Abordagens educacionais podem interferir nos fatores de risco e contribuir efetivamente para a saúde de crianças e adolescentes. O objetivo final é que com o conhecimento haja uma reflexão sobre os hábitos de saúde, motivação para transformá-los, e assim, conquista da autonomia (AFONSO E CASTRO, 2014). Segundo Gueterres et al. (2021), ações de educação em saúde são mais efetivas quando planejadas com base nas características e necessidades do público alvo e em seu contexto, e não somente, no que o profissional julgue necessário para determinado grupo. Esses são aspectos importantes para maior interesse, participação e adesão da população. Além disso, as técnicas, recursos utilizados e conteúdo de ações de educação em saúde devem ser planejados e abordados de acordo com a faixa etária e desenvolvimento cognitivo.

O projeto Sorriso do Amanhã tem caráter interdisciplinar, com objetivo de promover saúde e prevenir doenças/agravos bucais através de ações educativas, favorecendo, assim, o fortalecimento da autonomia dos escolares/famílias no controle do processo saúde-doença e na condução de seus hábitos com vistas à melhoria da qualidade de vida (Brasil, 2004). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED-GV), que indica escolas que atendem crianças com maior vulnerabilidade social.

O projeto é desenvolvido privilegiando uma metodologia participativa, de forma a envolver a equipe executora (professores, discentes e colaboradores da UFJF_GV); SMED-GV, Diretores, Professores e Colaboradores da Escola Municipal selecionada (cada vigência uma escola é contemplada); crianças, adolescentes e suas famílias. É importante ressaltar que as fases do projeto são interativas, de acordo com a realidade local e necessidades levantadas. Portanto, podem não acontecer na ordem cronológica que está descrita. As atividades previstas para o projeto estruturam-se da seguinte forma:
1. Realização de exame clinico, aplicação de questionários e realização de entrevistas (fase inicial) para levantamento das necessidades reais e expressas da população alvo.
2. Realização de encontros (palestras, oficinas, reuniões) com equipe escolar e pais para formação de agentes multiplicadores de promoção de saúde.
3. Elaboração/Planejamento de cartilhas, vídeos, jogos interativos, panfletos e encontros para realização de trabalhos de educação em saúde com a comunidade e escolares voltados para promoção de saúde e prevenção de doenças bucais. Tais ações são planejadas para grupos específicos, de acordo com a faixa etária, uma vez que a escola pode atender crianças de 4 a 14 anos e para tais ações educativas deve-se considerar aspectos como interesses, desenvolvimento cognitivo e linguagem para maior efetividade das ações.
4. Desenvolvimento de ações de educação em saúde para promoção e prevenção de doenças bucais (de acordo com as demandas levantadas) por meio de atividades lúdicas/jogos com os alunos e grupo focal/rodas de conversa.
5. Realização de escovação supervisionada com as crianças e adolescentes da escola.
6. Realização de exame clinico, aplicação de questionários e entrevistas (fase final) para mensuração dos impactos do projeto para promoção de saúde e prevenção de doenças bucais.
7. Envio de carta comunicando aos pais das crianças da necessidade de tratamento odontológico, assim como dos possíveis locais/serviços que tais tratamentos podem ser realizados de forma gratuita.
8. Encaminhamento para unidade de saúde de referência da lista com classificação de risco para definição de prioridades de tratamento das crianças.

 

Coordenadora: Janaína Cristina Gomes
Vice-coordenadora: Maria Eliza da Consolação Soares
Colaboradora: Schirley Maria Policário
Discentes de Graduação:
Anna Laura Juber Lima Barcellos
Ana Júllia Guedes Abrantes
Lhara Gabriella Porfírio da Silva
Vivian Pereira da Silva