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Projeto Pedagógico e Perfil de Formação do Curso

 

Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição_2015 (abre em nova janela)

Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição_2023 (abre em nova janela)

 

Perfil de Formação do Curso de Nutrição

  O Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares (GV), objetiva atender as demandas e expectativas de desenvolvimento em saúde e, pela interdisciplinaridade e a troca de saberes, contribuir para a promoção da saúde, no combate à pobreza e as desigualdades sociais na região (FIGURA 1). Dessa forma, a população de Governador Valadares e da região serão beneficiadas por estudantes da UFJF e futuros profissionais, os quais são estimulados a se comprometerem com a realidade que os cercam, de forma ética e solidária.

Sem título-2  Para a formação de profissionais que possuam as habilidades e competências imprescindíveis para o desempenho de seu papel como Nutricionista, o Curso de Graduação em Nutrição da UFJF/GV possui como princípios norteadores da organização curricular os seguintes fundamentos:

  1. Fundamentos Éticos-Políticos: priorizam a formação de um profissional cidadão, comprometido com a ética e com a política, coerentes com a profissão que exercerão.
  2. Fundamentos Epistemológicos: priorizam a geração de conhecimentos sustentados pelo ensino, prática, intervenção e pesquisa, enfatizando a formação generalista e interprofissional.
  3. Fundamentos Didático-Pedagógicos: buscam contribuir para o desenvolvimento de habilidades profissionais, considerando o Nutricionista como pessoa e como cidadão.

 

  No que tangem fundamentos didático-pedagógicos, a matriz curricular do Curso de Graduação em Nutrição da UFJF/GV é organizada em três eixos de formação: fundamental, teórico-prática e interdisciplinar, que juntos proporcionam os elementos necessários e pertinentes ao processo ensino-aprendizagem, levando-se em conta os objetivos do curso e o perfil do egresso que se pretende formar. Na matriz curricular, os três eixos de formação são permeados por atividades de pesquisa e extensão, indo na direção do princípio da indissociabilidade universitária.

  Pressupondo cada eixo como aquele que concentra a essência da formação do Nutricionista e essa formação entendida como dinâmica, integrada e abrangente, os eixos do Curso de Graduação em Nutrição da UFJF/GV foram concebidos de tal forma que se interpenetram, possibilitando a interdisciplinaridade da Ciência da Nutrição e sua integração com os demais saberes e a realidade da sociedade na qual se insere.

  O Eixo de Formação Fundamental contempla os conteúdos de formação básica que caracterizam o Curso de Graduação em Nutrição da UFJF/GV. Como essência da formação em nutrição, esse eixo visa fornecer os referenciais conceituais e epistemológicos para a compreensão da saúde e do ser humano, no contexto fisiológico, biológico, político e social.

  O Eixo de Formação Teórica-Prática estabelece os conteúdos de domínios conexos que, a partir do perfil e das competências de egresso definidos pelo Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais, têm a função de ampliar e conceder a formação e as condições necessárias para a aquisição de habilidades e competências imprescindíveis para o desempenho de seu papel como Nutricionista. Basicamente esse eixo contempla disciplinas que são conduzidas de forma contextualizadas ao sistema saúde vigente (SUS) e da atuação do Nutricionista como profissional de saúde, integrado em todas as áreas de atuação profissional.

  Já o Eixo de Formação Interdisciplinar constitui um referencial teórico-prático indispensável para a formação do Nutricionista, servindo como base para as relações interprofissionais. Ao estabelecer os elos entre as diferentes ciências e áreas de conhecimento, realidade que compõem o currículo do curso, as disciplinas que o constituem têm como objetivo promover um diálogo permanente entre o pensar e o fazer, bem como, desenvolver a autonomia e o pensamento reflexivo e criativo, com foco na segurança alimentar e na atenção dietética. Nesse eixo, concentram-se as disciplinas que possibilitam a atuação prática e interdisciplinar, por meio de atividades práticas, estágios e trabalho de conclusão de curso, possibilitando ao estudante experimentar e experiênciar a atuação profissional, assim como o desenvolvimento de pesquisa e ações de extensão, que fundamentam e orientam tal atuação.

   Nesse sentido, a representação gráfica do perfil de formação do nutricionista egresso do Curso de Nutrição da UFJF/GV, tem como referência o dinamismo de uma engrenagem, na qual os eixos de formação, sustentados pelos fundamentos epistemológicos, éticos-políticos e didático pedagógicos, se interpenetram e imbricam com a pesquisa e extensão. O resultado deste movimento possibilita a troca de saberes entre a academia, a sociedade e sua realidade, de forma a capacitar os futuros profissionais a atuarem frente as reais necessidades de saúde da população e do mercado de trabalho.