Fechar menu lateral

Publicações

Abordagem do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do ensino fundamental – Acesse aqui.

 

Gilcimara Bonifácia Costa

Kellem Regina Rosendo Vincha

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro

Resumo: Analisar a abordagem do conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do ensino fundamental. Realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram analisados os 13 livros de ciências do 8º ano das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para serem usadas no triênio 2017 a 2019. Mediante a leitura dos capítulos que abordavam a alimentação e nutrição, foi identificada a presença de conteúdos relacionados à temática dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar, à menção ao Guia e à pirâmide alimentar. A partir dos conteúdos identificados, os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e foram categorizados de acordo com os sentidos identificados na perspectiva da alimentação adequada e saudável. Todas as temáticas foram identificadas nos livros, as relacionadas ao consumo de alimentos naturais, ultraprocessados e ingredientes culinários estiveram presentes em todos. O tema da comensalidade foi frequente, mas pontual, e os demais que podem estimular a adoção de uma alimentação adequada e saudável foram pouco explorados. Foram identificadas poucas menções ao Guia e ampla citação à pirâmide alimentar. Observou-se uma tendência dos livros de manter o enfoque biológico na abordagem da alimentação. Evidenciou-se a presença de conteúdos do Guia Alimentar nos livros de ciências, porém na abordagem predominou a perspectiva do racionalismo nutricional. Verificou-se a necessidade de revisão dos conteúdos para melhor difusão do conceito ampliado de alimentação e nutrição, o que pode viabilizar a inserção da Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar

Palavras-chave: Guias alimentares. Materiais de ensino. Educação alimentar e nutricional. Ensino fundamental e médio.

 

 

Análise do binômio tempo e temperatura de preparações à espera para distribuição em um restaurante universitário – Acesse aqui.

 

Thainá Peixoto

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro

Leandro Cardoso

Resumo: Analisar a adequação do binômio tempo e temperatura de preparações quentes e frias prontas para consumo à espera para distribuição em um restaurante universitário. Foram aferidas as temperaturas de preparações frias em seis dias de abril e quentes em seis dias de julho em um Restaurante Universitário. A primeira aferição de cada preparação ocorreu imediatamente após o preparo, e a partir desse momento, realizaram-se aferições a cada hora. Foram avaliadas 35 preparações quentes e 18 preparações frias. A preparação quente com maior adequação ao binômio tempo e temperatura foi o feijão e a com menor adequação foi a opção vegetariana. Todas as saladas de legumes cozidos apresentaram temperaturas inadequadas para consumo. Todas as saladas de folhosos e legumes crus apresentaram temperaturas acima de 21ºC ou não respeitaram o binômio. A maioria das preparações analisadas apresentaram temperaturas inadequadas, indicando a necessidade de adoção de medidas para maior controle do binômio tempo e temperatura, garantindo a segurança dos alimentos oferecidos aos comensais.

Palavras-chave: Higiene dos Alimentos. Microbiologia de Alimentos. Inocuidade dos Alimentos.

Conhecimento de indivíduos diabéticos sobre os benefícios e fontes da fibra alimentar – Acesse aqui.

 

Gláucia Amorim

Daniela Corrêa Ferreira

Vanessa de Oliveira Miranda

Deysimara Cássia Santos

Maisa Pereira Vieira

Resumo: Este estudo avaliou o nível de conhecimento sobre Fibras Alimentares em indivíduos diabéticos. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal. Os dados foram coletados através de questionários. Alguns participantes apresentaram conhecimentos superficiais sobre as fibras alimentares. O nutricionista é essencial nas Unidades Básicas de Saúde para fortalecer o acesso à informação.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Estado Nutricional; Dieta Saudável; Fibras na Dieta.

Composition proximate, bioactive compounds and antioxidant capacity of Butia capitata – Acesse aqui.

 

Maria Cristina de Albuquerque Barbosa

Queila da Silva Rosa

Leandro de Morais Cardoso

Antônio Frederico de Freitas Gomides

Luiz Cláudio de Almeida Barbosa

Helena Maria Pinheiro Santana

Soraia Silva Pinheiro

Maria do Carmo Gouveia Peluzio

Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira

Maria Anete Santana Valente

Resumo: Butia capitata, native to the Brazilian cerrado, is underutilized for human consumption. The objective was to determine the physical characteristics of the fruit, centesimal composition, bioactive and antioxidant activity. Fruits obtained in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil. Diameter, height and weight were evaluated. The moisture was analyzed by gravimetry after oven drying, ashes by calcining in a muffle furnace, proteins by the Kjeldahl method, gravimetric lipids after extraction in ethyl ether, carbohydrates by difference and total energy value by conversion factors. Vitamin C, E and carotenoids were analyzed by HPLC, minerals by inductively coupled plasma atomic absorption spectrometry, Folin Ciocalteu solution phenolic compounds, anthocyanins by spectrophotometry and antioxidant capacity by the Radical DPPH. The fruits presented good pulp yield (68.59%), which has a high lipid content (3.42 g.100 g-1) and total energy (83.34 kcal.100 g-1). The pulp contains ß-carotene (8.56 mg.100 g-1), vitamin E (121.07 mcg.100 g-1) and high concentrations of vitamin C (53.57 mg.100 g-1), total phenolics (493, 6 mg.100 g-1) and copper (1.80 mg.100 g-1). Almond has a high value of total energy (457.72 kcal.100 g-1), vitamin E (1594.39 mcg.100 g-1) and minerals Cu (2.40 mg.100 g-1) and Mo (0.9.100 g-1). The pulp is a source of carotenoids, vitamin C, copper and total phenolics, both natural antioxidants.

Palavras-chave: physical characterization; proximate composition; phenolic compounds; sour coconut.

Manejo nutricional para pacientes hospitalizados com COVID-19: Uma revisão integrativa – Acesse aqui.

 

Daniela Corrêa Ferreira

Deysimara Cássia Santos

Natália da Cunha Severino Sampaio

Simonton Silveira de Andrade

Resumo: O objetivo deste estudo é descrever a terapia nutricional adotada no cuidado aos pacientes hospitalizados com COVID-19. Este trabalho é uma revisão bibliográfica integrativa. Os dados foram buscados em bases de dados e portais. Verificou-se que os autores recomendam a realização da triagem de risco nutricional. Além disso, constatou-se que o ideal é o uso de terapia nutricional Enteral, utilizando-se uma dieta polimérica isosmótica padrão e uso de proteína entre 1,2-2,0 g/Kg/dia. A presença da Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional é fundamental no tratamento e recuperação dos pacientes com COVID-19.

DESCRITORES: COVID-19; recomendações nutricionais; e terapia nutricional.