Fechar menu lateral

Procedimentos de Matrícula

No SIGA haverá três etapas previstas. A primeira delas acontece entre as 00h do dia 26 às 23h59 de 31 de janeiro.

1ª Etapa: 26/01 a 31/01

2ª Etapa: 03/02 a 11/02

3ª Etapa: 21/02 a 29/02

 

Só após esses três prazos, estabelecidos pelo calendário acadêmico, é que os coordenadores de curso poderão fazer ajustes, para casos específicos.

 

Na primeira etapa, do dia 26 a 31 de janeiro, os discentes devem acessar o SIGA e se matricular nas disciplinas com reserva de vagas para sua turma. O estudante poderá até procurar por outras disciplinas, entretanto, a prioridade desta etapa é o preenchimento das vagas reservadas aos alunos da turma. Ressalta-se que a matrícula não é feita por ordem de chegada/acesso, e sim de acordo com os critérios do Regimento Acadêmico de Graduação (RAG).

Na segunda etapa, de 3 a 11 de fevereiro, além de poder se matricular nas disciplinas com reserva de vagas para aquela turma, os alunos podem também fazer o pedido por outras disciplinas de sua grade curricular. E na terceira, de 21 a 29 de fevereiro, ficam disponíveis, além das disciplinas da grade, as matérias com vagas remanescentes de todos os cursos da Universidade.

Não há lista de espera, ou seja, o aluno que não conseguiu uma vaga na primeira etapa deve acessar o sistema novamente para fazer o pedido nos dois prazos seguintes previstos. É possível também desistir/cancelar a solicitação de matrícula em cada um dos períodos abertos.

A Resolução 111/2017 possibilita aos departamentos fazer ajustes, entre a segunda e a terceira etapa de matrícula, oferecendo mais vagas ou novas turmas, por exemplo, se verificada a demanda.

Aqueles que não conseguiram vaga na primeira ou segunda etapas da matrícula, devem aguardar até o terceiro prazo para submeter de novo o pedido. Somente encerrada a última etapa é que os coordenadores poderão resolver pendências (4 a 20 de março = PERÍODO DE REAJUSTE DE MATRÍCULA).

Não há necessidade de fazer matrícula no primeiro minuto de abertura do sistema, pois ele não funciona por ordem de acesso. O preenchimento das vagas acontece na seguinte ordem de grupos: alunos não repetentes; estudantes reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a atividade acadêmica; e, por fim, os reprovados por infrequência. Para desempate, é utilizado o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).