Fechar menu lateral

Informações diversas

Dispensa de disciplinas: destina-se para aproveitar disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES) ou na própria UFJF (mas que esteja em outro histórico escolar) para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso. A disciplina do seu currículo será marcada com “DISP” no histórico escolar.

Se a disciplina foi cursada na UFJF é necessário apenas o Histórico com a disciplina.

Se a disciplina foi cursada em outra IES serão necessários o Histórico com a disciplina e o Plano de Ensino (ementa) da disciplina

A solicitação de dispensa é feita na Central de Atendimento, através de seu site, para onde deve ser encaminhada a documentação citada acima e preenchido o formulário que se encontra naquela página (abre em outra aba).

 

Disciplina eletiva – É aquela disciplina do curso que tem a finalidade de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica. O curso de Nutrição /UFJF não possui disciplina eletiva em sua grade curricular.

 

Optativas – As disciplinas optativas são aquelas de livre escolha do aluno para compor o seu currículo de forma a atender uma formação mais personalizada do profissional. Como exemplo, teríamos disciplinas de línguas estrangeiras, música, moda, computação, turismo etc. No currículo do curso de Nutrição é obrigatório que o aluno faça pelo menos 1 (uma) disciplina opcional qualquer que seja.

 

Disciplinas do Projeto de Universalização em Línguas Estrangeiras – as vagas são livres com o código 99A (qualquer um pode matricular). Por conta disso, elas acabam rapidamente. Se não conseguir vaga com o seu pedido no SIGA, possivelmente terá que esperar até o dia do bolsão (último dia de ajuste, geralmente na segunda semana de aula).

 

Créditos – O curso de Nutrição possui 3615 horas que perfazem 241 créditos. Estes estão divididos em disciplinas obrigatória, atividades complementares, estágios e trabalho de conclusão de curso.

1 crédito equivale 1 hora/aula, assim sendo, a disciplina de Introdução a Nutrição que possui duas horas de aula por semana, totaliza 2 créditos.

Crédito é uma forma de unidade para contar o tempo em sala de aula exigido para cada disciplina ou curso. Cada crédito equivale a 15 horas.

 

 

Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) –  é um indicador de desempenho calculado no fim de cada período letivo.

O IRA é calculado da seguinte forma: Multiplique a nota obtida em cada disciplina pelo número de créditos. Divida este resultado pelo soma dos créditos de todas as disciplinas consideradas no cálculo.

Disciplinas com uma carga horária maior têm maior influência no IRA do que disciplinas com uma carga horária menor. Disciplinas nas quais o aluno foi REPROVADO POR INFREQUÊNCIA entram no cálculo como se fossem nota zero. Por isso, é importante que o aluno sempre TRANQUE A DISCIPLINA, quando souber antecipadamente que não poderá frequentar a disciplina naquele semestre

O IRA do aluno, além de geralmente ser usado na UFJF como critério de pontuação em seleções para bolsas de monitoria, treinamento profissional, intercâmbio internacional, etc., o IRA também é o critério de desempate na avaliação das solicitações de matricula em disciplina, quando há mais alunos interessados em determinada disciplina do que vagas oferecidas nela naquele semestre.

 

 

Abono de faltas: Impedimento de comparecer às aulas por MOTIVO DE SAÚDE, NÃO abona as faltas do aluno (estas faltas estão incluídas nos 25% de faltas que o aluno pode ter).  Entretanto, se a falta por motivo de saúde for em um dia de AVALIAÇÃO, o aluno terá direito de solicitar a realização da 2ª CHAMADA da avaliação.

 

Tratamento Excepcional – não é para abonar falta, mas uma forma alternativa de cumprimento das atividades acadêmicas das disciplinas.

O aluno(a) tem o prazo máximo de 10 dias da caracterização da situação específica para requer.

As solicitações de tratamento excepcional cujo afastamento exceder o prazo de 15(quinze) dias deverão ser encaminhadas para manifestação do órgão de saúde competente, através de processo próprio e sigiloso.

Ouvido o órgão de saúde competente, se for o caso, a Coordenação do Curso, através de processo próprio e sigiloso, oficiará aos Departamentos a que se vincularem as disciplinas em curso pela requerente ou pelo requerente, a quem cabe designar as professoras ou os professores responsáveis pelo acompanhamento da discente ou do discente durante o período de afastamento, de modo a garantir a continuidade do processo ensino-aprendizagem, em acordo com a legislação vigente.

Quando se tratar de atividade acadêmica curricular prática ou cujo acompanhamento não for compatível com o estado de saúde da requerente ou do requerente, o Departamento declara, expressamente, a impossibilidade do acompanhamento, com a devida justificativa, ficando a reposição postergada de acordo com o planejamento proposto pela Coordenação do curso.

Como exemplo temos quando do nascimento de filho, é permitido à discente gestante beneficiar-se de tratamento excepcional.

 

Coincidência de horário – Somente é permitida entre 2 (duas) únicas disciplinas quando estiver faltando ao discente menos do que 20% (vinte por cento) da carga horária para a integralização do seu curso e desde que haja a possibilidade de frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária semanal em cada uma dessas disciplinas (RAG, Art. 23 ,§ 1º). A autorização da coincidência de horários deve ser solicitada ao Coordenador do Curso, que pode autorizá-la ou não.

 

Data Especial para Colação de Grau: pode ser requerida, caso o discente não possa comparecer a solenidade programada para o dia e horário agendada pela UFJF. Este pedido é solicitado junto a Central de Atendimento (2102-3911 ou faleconosco@ufjf.edu.br) com as justificativas devidas.