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EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL ESPECIAL ANO LETIVO: 2023

 

TÍTULO DO PROJETO

 

A Coordenação de Curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas do campus Juiz de Fora faz público o processo de seleção para o Programa de Treinamento Profissional Especial no projeto acima indicado, para o preenchimento de 01vaga para bolsista, de acordo com a Resolução 028/2019do Conselho Setorial de Graduação.

 

1      DURAÇÃO DO PROGRAMA / PAGAMENTO DE BOLSAS

 

  • – A participação de bolsistas e voluntários no Programa de Treinamento Profissional Especial terá a duração máxima de 1 (um) ano, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período. Os projetos devem ser submetidos novamente a cada
  • – É de responsabilidade do(a) orientador(a) informar o número de horas efetivamente exercidas pelo O pagamento de cada mês será proporcional à frequência apurada pelo orientador no mês

corrente e deve obedecer ao calendário de lançamento de frequência estipulado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), divulgado na página da Gerência de Bolsas, até o dia 10 do mês corrente.

A frequência é aferida de forma antecipada (se o aluno atuar no mês integral deverá ser indicado a frequência integral, caso contrário indicar o período proporcional). Após a aferição da frequência no SIGA, caso ocorra qualquer informação que implique na suspensão da bolsa, esta deverá ser informada imediatamente ao Setor de Bolsas, para que o pagamento relativo ao mês vigente seja suspenso ou realizado procedimento para devolução da bolsa integral ou proporcional no mês seguinte.

  • – É dever do(a) discente acompanhar mensalmente o registro de sua frequência, feita pelo(a) orientador(a).

1.4  – É expressamente vedado o pagamento retroativo nos seguintes casos:

 

  • – atividades iniciadas anteriormente à efetiva entrega e conferência de todos os documentos necessários aos lançamentos pela Gerência de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação; ou seja, antes do aluno ter sido incluído no
  • – término da participação do(a) discente no projeto;
  • – término do vínculo de graduação do(a) discente;
  • -solicitação pelo orientador após o dia 10 (dez) do mês subsequente ao período não lançado.

 

NORMAS DO PROGRAMA

 

A participação no Programa de Treinamento Profissional somente será admitida após a devida efetivação pela Gerência de Bolsa de Graduação e à apresentação de todos os seguintes documentos: do projeto, do edital de seleção, da lista de inscritos, da ata do processo de seleção assinada por todos os presentes e do Termo de Compromisso, que definirá as responsabilidades do(a) estudante e do orientador. A cópia dos documentos deverá ser arquivada pelo(a) orientador(a) em sua unidade administrativa ou acadêmica para fim de consulta da lista de classificados quando houver necessidade de novas convocações de candidatos.

A referida documentação deverá ser apresentada de acordo com os modelos disponíveis para download na página da Gerências de Bolsas da PROGRAD.

  • – O regime de participação de bolsistas e voluntários é de 12 horas semanais de
  • – A bolsa de Treinamento Profissional não poderá ser acumulada com outra, ainda que de espécie diferente, excetuando-se as bolsas de assistência
  • – O(A) discente que participar do Programa de Treinamento Profissional na condição de voluntário poderá exercer outra atividade de ensino, pesquisa ou extensão, com bolsa ou não, observadas as normas dos programas envolvidos e desde que a carga total das atividades não exceda o limite de 24 (vinte e quatro) horas semanais.

 

 

  • – Ao final de dois semestres letivos, se o bolsista ou voluntário for continuar atuando no projeto, deverá ser encaminhado à Gerência de Bolsas de Graduação o novo Termo de Compromisso, assinalando-se a opção de “recondução”.
  • – É vedada a participação no processo seletivo e/ou recondução do(a) discente no Programa de Treinamento Profissional se o(a) mesmo(a) estiver nas seguintes condições:
    • – houver ultrapassado em 20% o prazo recomendado no PPC para integralização da graduação em curso;
    • – for reprovado por frequência ou por nota, ou com registro SC (sem conceito) em 50% ou mais das disciplinas em que estiver matriculado no período letivo anterior;
    • – não cumprir a frequência e/ou as atividades programadas no projeto e
    • – tiver avaliação negativa no projeto pelo
  • – Só poderão ser chamados para atuar no projeto os(as) discentes que constam na lista de classificação da Ata de seleção. Obrigatoriamente a lista de classificação deverá ser seguida. Caso o(a) discente não tenha interesse pela vaga, deverá ser encaminhada uma Declaração de desistência (assinada pelo(a) discente para que o próximo classificado a assuma.
  • – Após todos os nomes da lista de classificação serem chamados, havendo uma vaga (de bolsista ou voluntário) a ser preenchida, deverá ser aberto um novo Edital de Seleção.
  • – Preferencialmente o Termo de Compromisso deverá ser digitado em função da legibilidade
  • – Os documentos: formulário do projeto, do edital de seleção, da lista de inscritos, da ata do processo de seleção e do Termo de Compromisso, deverão ser enviados à Gerência de Bolsas da Graduação, exclusivamente pelo
  • – Os processos que chegarem à Gerência de Bolsas de Graduação-PROGRAD com pendências serão devolvidos à unidade Acadêmica. Os bolsistas e voluntários somente serão incluídos no SIGA após a resolução das pendências.
  • – O(A) discente será excluído(a) do Programa por:

I – Modificação das condições regulamentares que determinaram a participação; II – abandono do Curso ou trancamento de todas as disciplinas do período;

III – solicitação de desligamento apresentada pelo(a) discente ao orientador e IV – descumprimento ou cumprimento insatisfatório de suas atribuições.

O desligamento ocorrerá de ofício ou por solicitação do orientador e será determinada pela Gerência de Bolsas da Graduação após recebimento do Termo de Desligamento/Desistência do Bolsista, devidamente assinado pelo orientador e pelo(a) discente.

 

Observação: A lista de inscrição de estudantes no processo seletivo poderá ser online, desde que seja utilizada uma ferramenta que gere um relatório com os nomes de todos os inscritos, bem como a Ata com o nome dos bolsistas presentes (que participaram do processo seletivo) a qual poderá ser digitada pelo orientador.

 

 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO

 

Treinamento sobre gestão acadêmica do Curso de Nutrição; Atualizar a página do Curso de Nutrição,

Preparar comunicações para serem vinculadas por comunicação eletrônica (e-mail),

Preparar material educativo e/ou informativo sobre o Curso de Nutrição ou temas relevantes para a área, Auxiliar na confecção de levantamento de informações sobre egressos e discentes do Curso de Nutrição,

Criar “posts” para o Instagram do Curso de Nutrição sobre demandas da Coordenação e temáticas da área de nutrição,

Auxiliar na organização de eventos desenvolvidos pela Coordenação do Curso de Nutrição.

 

4. INSCRIÇÃO

 

4.1- Poderão inscrever-se os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

  • – Ser discente do curso de nutrição;
  • – ter disponibilidade de 12 horas semanais;
  • – apresentar Histórico Escolar;
  • – atender às normas estabelecidas no 38 da Resolução 028/2019.

 

  • – Outros critérios: habilidade para confecção de planilhas, documentos e com ferramentas para criação de posts e materiais
  • – Para inscrever-se, o(a) discente interessado deve: assinar a lista de inscrição, entregar cópia do Histórico

Escolar e Carta de Intenção (na qual, em uma lauda o candidato deve discorrer sobre seu interesse no TP e proposição de ideias de atuação).

  • – Caberá ao orientador a ampla divulgação do edital de seleção por meio das mídias sociais do curso, portal do estudante, etc.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção do(s) discente(s) é de responsabilidade do orientador e em observância ao art.39 da Resolução 028/2019.

  • – A seleção constará de:Carta de Intenção (de caráter eliminatório) e entrevista .
  • – Critério(s) de desempate: IRA.

 

 RESUMO DE DATAS E PRAZOS

 

INSCRIÇÃO:

24/05/2023 a 29/05/2023

LOCAL:

Secretaria do Departamento de Nutrição

SELEÇÃO:

DATA/HORÁRIO:

01/06/2023 – 13 às 15:30 horas

LOCAL:

Departamento de Nutrição

* A lista com horários das entrevistas ficará disponível no Mural do Departamento de Nutrição a partir do dia 31/05 às 14horas

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO:

DATA/HORÁRIO:

02/06/2023 – 15:00 horas

LOCAL:

Departamento de Nutrição

Juiz de Fora, 24 de maio de 2023.

 

Michele Pereira Netto – Orientadora

Sheila C. Potente Luquetti – Orientadora