A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público o edital de projetos para bolsas de Iniciação Científica dos programas PIBIC, BIC e VIC. Neste ano, duas mudanças significativas incluem o aumento no valor das bolsas e a consideração de dois anos adicionais de produção científica para docentes que estiveram em licença maternidade no período de avaliação do currículo, considerando o impacto da maternidade na trajetória das pesquisadoras.

O período de inscrições segue até dia 5 de junho, uma segunda-feira. A Propp ainda disponibiliza tutoriais on-line e demais materiais de apoio para os orientadores interessados. Conforme o edital, as propostas devem ser inscritas somente por um único orientador através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Cada candidato poderá inscrever, no máximo, dois projetos e pleitear até duas bolsas em cada um deles. “Os e as estudantes envolvidos nos projetos de iniciação científica têm a oportunidade de desenvolver projetos, dos simples aos mais complexos, que transformam a vida da sociedade”, definiu a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto.

Valorização da iniciação científica e equidade de gênero

“Sobre as bolsas, no ano de 2023, para que a Bolsa BIC da UFJF ficasse mais equiparada à bolsa oferecida por outras agências, ocorreu um aumento”, conta a pró-reitora adjunta da Propp. Dessa forma, as bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF) terão um valor mensal de R$450 por aluno, com jornada de 12 horas semanais. Os bolsistas do programa VIC (Voluntário de Iniciação Científica) cumprirão com a mesma carga horária das bolsas BIC/UFJF, sendo esta última modalidade não remunerada devido ao caráter de voluntariado.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é voltado para o fomento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a UFJF, as bolsas dessa categoria são no valor de R$700 mensais por aluno, que deverão cumprir jornada de 20 horas por semana.

Priscila de Faria Pinto ainda reforçou a outra alteração do edital – a consideração dos períodos de licença maternidade na análise dos currículos das pesquisadoras está alinhada com ações de agências como o próprio CNPq, que, em resposta às demandas da comunidade acadêmica, especialmente do movimento Parent in Science, passou a incluir registros de licença maternidade na Plataforma Lattes.

Segundo a Propp, essa iniciativa no edital dos programas de iniciação científica tem o objetivo de promover maior equidade e reconhecimento do impacto da maternidade na carreira das cientistas, refletindo uma crescente conscientização sobre a importância da igualdade de gênero no campo acadêmico.

Outras informações:

Edital 02/2023 PIBIC / BIC / VIC – 2023

Tutoriais e materiais de apoio para o edital

bolsas.propp@ufjf.edu.br