Confira a programação completa da SBPC (ra.sbpcnet.org.br/73RA)

Além das atrações que integram a programação cultural oficial da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, parceira nesta edição do evento, vai oferecer oficinas culturais como contribuição especial para os debates científicos.

Serão oito oficinas virtuais de temas diversos, promovidas pelos órgãos executores da Procult e destinadas a estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, abrangendo informação e conhecimento especializado nos campos da memória social, diversidade cultural, atividade museal, preservação histórica e patrimonial e produção cultural em espaços públicos.

As oficinas culturais oferecidas pela UFJF nessa edição da SBPC Cultural reafirmam o comprometimento da Universidade com a formação profissional e científica e a visão da cultura como uma dimensão transversal ao consagrado tripé de ensino, pesquisa e extensão -, princípio que se coaduna com o tema central da 73ª SBPC, “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

Com um único módulo de duas horas de duração, através de audiovisual, as oficinas serão ministradas no formato de aula expositiva, com exibição de trechos de vídeos, quando for o caso. Estarão disponíveis no YouTube da SBPC (@SBPCnet), possibilitando aos interessados cursar as oficinas no horário de sua preferência.

Confira abaixo as oficinas culturais:

01 Introdução à Conservação e Preservação de Acervos Julia de Souza Bermond – Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da UFJF
02 Introdução à História Oral e suas técnicas de uso Carolina Martins Saporetti – Doutoranda em História pela UFJF, agente de cultura do CECOM‐UFJF.
03 Patrimônio Cultural e os desafios para preservação: Cine-Theatro Central Marcos Olender, professor do Departamento de História da UFJF, e Mônica Olender, professora da FAU‐UFJF.
04 Produção Cultural: Comemoração dos 90 anos do Cine-Theatro Central Erick Alan Moreira Ferreira, Especialista em Gestão Pública (UFOP) e gestor de eventos no Cine-Teatro Central, e Aline Marques dos Santos, Bacharel em Turismo com ênfase em gestão do patrimônio.
05 A experiência de transpor mostras presenciais para o universo digital Franciane Lúcia da Silva Zimmermann, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural, e Saulo William Machado Silva ‐ Bacharel em Artes e Design.
06 Oficina de Ciência e Arte na cultura Tiwanaku Gabriel Rodrigues Silva, Bacharel em Ciências Humanas/UFJF e Bolsista do Centro de Ciências/MAEA, e Catarina da Silva Cardoso Pereira, Licenciada em História/UFJF e bolsista do MAEA.
07 Oficina de Cerâmica – Tecnologia, estilo e função Cecília Belindo de Araújo Porto, Mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ, e Dalila Varella Singulane, Doutoranda em História pela UFJF e colaboradora do MAEA.
08 Narrativas de Memória: o uso da História Oral como metodologia Ana Paula Dessupoio e Susana Reis, Doutorandas em Comunicação pela UFJF e integrantes do grupo de pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória.

As oficinas são abertas à participação dos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Saiba mais sobre as oficinas culturais oferecidas.

Narrativas de memória o uso da história oral como metodologia é uma das oficinas oferecidas no evento. (Foto Divulgação)

73ª SBPC – OFICINAS CULTURAIS

As oficinas culturais gratuitas oferecidas pela UFJF nessa edição da SBPC Cultural reafirmam o comprometimento da UFJF com a formação profissional e científica e a visão da cultura como uma dimensão transversal ao consagrado tripé de ensino, pesquisa e extensão – princípio,
aliás, que se coaduna com o tema central da 73ª SBPC: “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos participantes – estudantes, pesquisadores e/ou comunidade em geral – informação e conhecimento especializado nos campos da memória social e da diversidade cultural, da atividade museal, da preservação histórica e patrimonial e da produção cultural em
espaços públicos.

Público-Alvo
Estudantes de graduação ou pós-graduação, pesquisadores da área e comunidade em geral.

Carga Horária
2 horas assíncronas.

Metodologia
Com um único módulo de duas horas de duração, através de audiovisual, as oficinas serão ministradas no formato de aula expositiva, com exibição de trechos de vídeos (quando for o caso).
Estarão disponíveis na plataforma YouTube da SBPC (@SBPCnet), possibilitando aos interessados cursar as oficinas no horário de sua preferência.

Introdução à Conservação e Preservação de Acervos Órgão Responsável: Centro de Conservação da Memória – CECOM
Ministrantes: Julia de Souza Bermond – Cursa Museologia pela UNIASSELVI e é mestranda do Programa de Pós-graduação em História da UFJF.
Ementa: O minicurso tem por objetivo introduzir conceitos sobre conservação preventiva de acervos documentais e arquivísticos. Propõe‐se debater práticas e métodos de conservação, como higienização e acondicionamento.

Introdução à História Oral e suas técnicas de uso
Órgão Responsável: Centro de Conservação da Memória – CECOM/UFJF
Ministrantes: Carolina Martins Saporetti – Doutoranda em História pela UFJF, agente de cultura do CECOM‐UFJF.
Ementa: O minicurso tem como objetivo geral introduzir seus participantes nos debates fundantes da História Oral, tanto em uma perspectiva histórica como teórico‐metodológica. Além de buscar debater sobre a utilização da História Oral na atualidade. Como estudo de
caso, utilizará o Projeto História da UFJF, do Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA) da UFJF, em parceria com o CECOM.

Patrimônio Cultural e os desafios para preservação do Cine‐Theatro Central
Órgão Responsável: Cine‐Theatro Central e Centro de Conservação da Memória da UFJF
Ministrantes: Marcos Olender, arquiteto, urbanista e historiador. Professor do Departamento de História da UFJF, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Diretor do CECOM‐UFJF / Mônica Cristina Henriques Leite Olender, arquiteta e urbanista pela UFJF, Mestre em Conservação e Restauro pela UFBA, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA professora da FAU‐UFJF.
Ementa: Apresentação dos conceitos de patrimônio histórico-cultural e sua legislação. Estudo de caso do Cine‐Theatro Central, equipamento cultural da UFJF, tombado em nível municipal e federal, que enfrenta alguns desafios para sua preservação e manutenção de suas atividades.

Produção Cultural: Comemoração dos 90 anos do Cine‐Theatro Central
Órgão Responsável: Cine‐Theatro Central/UFJF
Ministrantes: Erick Alan Moreira Ferreira ‐ Doutorando em Geografia (UERJ), Mestre em Estudos do Lazer (UFMG), Especialista em Gestão Pública (UFOP) e Bacharel em Turismo (UFOP), gestor de eventos no Cine-Teatro Central / Aline Marques dos Santos, bacharel em Turismo com ênfase em gestão do patrimônio e agente de cultura e lazer do Cine-Theatro Central.
Ementa: Serão apresentados conceitos de produção cultural, os trâmites legais de um evento cultural no espaço público e seus desafios. Estudo de caso sobre o evento em comemoração aos 90 anos do Cine-Theatro Central.

A experiência de transpor mostras presenciais para o universo digital
Órgão Responsável: Forum da Cultura/UFJF

Ministrantes: Franciane Lúcia da Silva Zimmermann ‐ Bacharel e licenciada em Educação Artística e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural. Agente de cultura e lazer do Forum da Cultura / Saulo William Machado Silva ‐ Bacharel em Artes e Design. Auxiliar de agente de
cultura e lazer do Forum da Cultura.
Ementa: A oficina tem por objetivo relatar a experiência de transposição das mostras presenciais do Museu de Cultura Popular da UFJF para o universo on‐line. Com acervo de mais de três mil peças, embora o Museu esteja presente em várias redes sociais, foi no Instagram que as obras, registradas em fotos e/ou vídeos, sem orientação de empresa especializada, alcançaram projeção e retornos significativos.

Oficina de ciência e arte na cultura Tiwanaku
Órgão Responsável: Museu de Arqueologia e Etnologia Americana ‐ MAEA
Ministrantes: Gabriel Rodrigues Silva (Bacharel em Ciências Humanas/UFJF – Bolsista do Centro de Ciências/MAEA) / Catarina da Silva Cardoso Pereira (Licenciada em História/UFJF e bolsista do Centro de Ciências MAEA)
Ementa: A oficina apresenta a cultura dos povos de Tiwanaku por meio de seus padrões estéticos geométricos e conhecimentos científicos em astronomia, inscritos na cultura material e nas edificações de seus monumentos e construções. Numa perspectiva de valorização e de
rompimento de ideias preconcebidas, pretende‐se demonstrar o alto nível de sofisticação da produção material da cultura e também do conhecimento.

Oficina de Cerâmica – Tecnologia, estilo e função
Órgão Responsável: Museu de Arqueologia e Etnologia Americana ‐ MAEA
Ministrantes: Cecília Belindo de Araújo Porto – Mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ; atua no MAEA/UFJF) / Dalila Varella Singulane – Doutoranda em História pela UFJF e colaboradora do MAEA.
Ementa: Demonstrar o processo de produção de vasilhames cerâmicos a partir da técnica indígena, com ênfase nas habilidades e competências tecnológicas. Realçar o estilo empregado que influenciará na forma e na função do objeto a partir de sua representação na
cosmologia, apresentando formas de existência e percepções sobre o mundo vivente. (Material necessário: argila escolar)

Narrativas de Memória: o uso da História Oral como metodologia
Órgão Responsável: Memorial da República Presidente Itamar Franco

Ministrante: Ana Paula Dessupoio, doutoranda em Comunicação pela UFJF, integrante do grupo de pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória”, pesquisadora do teatro e da contracultura nos anos 70 no Brasil / Susana Reis, doutoranda em comunicação pela UFJF, integrante do grupo de pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória”, pesquisadora dos fanzines como representações do movimento punk em Juiz de Fora.

Ementa: A oficina objetiva discutir narrativas de memória por meio da comunicação. Num primeiro módulo, parte da cena cultural nos anos 1970 no Brasil e discute a contracultura e como ela repercute no presente. Num segundo módulo, partindo da experiência de fanzines distribuídos entre os anos 1970 e 1980, debate a relevância de tais publicações no passado e no presente do país.