Palestra do coordenador do Lamap, Grigori Chapiro, visa mostrar a importância da matemática aplicada e sua utilidade para a sociedade (Imagem: Pixabay)

Com o objetivo de fomentar a divulgação da área de modelagem computacional, acontece, nesta quinta-feira, 17, o Seminário em Engenharia Computacional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A palestra, ministrada pelo coordenador do Laboratório de Matemática Aplicada (Lamap), do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Grigori Chapiro, visa mostrar a importância da matemática aplicada e sua utilidade para a sociedade. A transmissão on-line tem início às 17h, de forma gratuita, no Youtube.

O evento é organizado pelo Grupo de Educação Tutorial (GET) do curso de Engenharia Computacional e tem como objetivo a divulgação e a interação entre alunos e professores da área de modelagem computacional. Em 2019, foram realizados 16 seminários. Diante da suspensão das atividades presenciais em 2020, o grupo realiza as palestras pela segunda vez de forma remota.

A importância da área da modelagem matemática ficou evidente nesta pandemia, relacionada, principalmente, à modelagem epidemiológica. De acordo com Chapiro, durante a transmissão on-line, serão abordados projetos ligados à indústria de petróleo e à modelagem da dinâmica populacional do Aedes Aegypti.  “É interessante entender o que significa modelagem matemática. No Lamap, trabalhamos com a modelagem de Aedes Aegypti, dengue, Zika Vírus, chicungunha e febre amarela, problemas de saúde pública que, independente da Covid-19, representam epidemias a serem combatidas. Nesta palestra serão apresentados alguns slides sobre o tema, principalmente focados na recuperação avançada do petróleo e na dinâmica populacional espacial Aedes Aegypti”, explica.

O tutor do GET e coordenador do Curso de Engenharia Computacional, Elson Toledo, ressalta as adaptações diante da pandemia do novo coronavírus. “O formato remoto trouxe ao grupo uma maior responsabilidade sobre a escolha dos temas e palestrantes já que seu alcance aumentou consideravelmente. Ressaltamos aos palestrantes aspectos como a heterogeneidade da audiência e a importância da utilização deste canal com o público externo para a Universidade.”

Outras informações
@get.engcomp