“A Cultura Negra e Periférica em Juiz de Fora” será tema de live na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 17h, no Facebook. A atividade é organizada pelo programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Encontros Temáticos da Comunidade Negra”.
O evento será conduzido pelo professor da Faculdade de Educação (Faced), Francione Oliveira Carvalho, que atua nas licenciaturas em Artes Visuais e em Pedagogia da UFJF, ministrando as disciplinas de Fundamentos do Ensino da Arte, Metodologia e Estágio, além da eletiva “Arte e Cultura Afro-brasileira”.
Dentre os convidados deste encontro virtual estão: Tainá Neves, integrante da Companhia Santa Corja; Marcos Guilherme Parreira, do grupo de dança Remiwl Street Crew; e Felipe Noselhi, orientador do grupo Diverdança e do projeto Gente em Primeiro Lugar.
“Eles desenvolvem tanto pesquisas vinculadas às questões da periferia ou da Cultura Negra, principalmente, a Cultura Negra urbana, como projetos de arte-educação que contemplam esse público . O objetivo da live é que cada um conte um pouco da sua trajetória, do seu trabalho, como é ser artista jovem na cidade, quais as dificuldades para se estabelecer no mercado, as relações referentes ao racismo, aos preconceitos”, explica o professor Francione Carvalho.
“Os três convidados desenvolvem pesquisas e projetos de arte-educação em regiões periféricas de Juiz de Fora” – Francione Carvalho
Conforme o docente, os três convidados atuam profissionalmente em diversos locais de Juiz de Fora, principalmente em espaços periféricos. “Marcos Guilherme é formado em Química na UFJF, é bailarino, arte-educador e desenvolve tanto pesquisas individuais quanto junto ao Remiwl. Esse grupo tem como característica a cultura negra urbana, trabalhando com elementos do hip hop, do street dance e da dança contemporânea. Já a Tainá é atriz, diretora, integra a Companhia Santa Corja, desenvolve pesquisas em relação às visualidades e dramaturgias negras, além de ser articuladora cultural no programa Gente em Primeiro Lugar. O Felipe Noselhi trabalha neste mesmo programa. É Coreógrafo e diretor do Diverdança, que tem elementos vindos das comunidades de Juiz de Fora.”
Encontros Temáticos da Comunidade Negra
“Esta live é mais uma das ações do programa de extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra, que reúne professores de diversos Departamentos e Faculdades da UFJF. Devido à pandemia, não podemos neste momento realizar eventos presenciais nas escolas da Rede Básica, como havíamos planejado”, explica Francione Carvalho.
O programa de extensão ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática Willian José da Cruz, tem a participação, além de Francione Carvalho, dos docentes Fernanda Thomaz, do Departamento de História, Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, e Julvan Moreira de Oliveira, da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF. A iniciativa conta ainda com a participação de dois bolsistas e estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição.
O objetivo do programa é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas.
O encontro virtual do dia 31 de agosto será realizado no Facebook do professor Francione Carvalho, às 17h.
Saiba mais sobre o programa de extensão:
Siga “Encontros Temáticos da Comunidade Negra” no Instagram
“Encontros Temáticos da Comunidade Negra” lança blog
Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região
‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas
Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br