Ruy Guerra, um dos maiores cineastas do Brasil, vem a Juiz de Fora para ministrar palestra na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no dia 16 de maio. Juntamente com a assistente criativa, Luciana Mazzoti, ele vai falar sobre Cinema, Dramaturgia e Linguagem. Com entrada gratuita, o evento terá início às 19 horas, no auditório do Instituto de Artes e Design (IAD).
Para a organizadora, Alessandra Brum, professora do IAD, “esta oportunidade é única, tanto para estudantes quanto para qualquer pessoa interessada em cinema”. Ela destaca que Ruy Guerra, apesar de não ter nascido no Brasil, é um dos grandes nomes do cinema brasileiro.
O evento será promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens e pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, através do Projeto Cinema em Foco.
Mostra de Cinema
Na semana que antecede a palestra, de 8 a 12 de maio, será realizada a Mostra Ruy Guerra, com apresentação de filmes de grande sucesso. Sempre às 15h, na sala de cinema Germano Alves (213) do IAD. Na mostra o público poderá ver, ou rever: Os Cafajestes; Os Fuzis; Mueda, Memória e Massacre; A Queda; e Estorvo (programação abaixo). Haverá também, todos os dias, debates com professores da UFJF.
A mostra vai ser realizada pelo Cineclube Movimento, que é um projeto de extensão do CPCine (desenvolvido por professores e alunos do curso de Bacharelado em Cinema Audiovisual).
Ruy Guerra
Apaixonado por palavras e imagens, Ruy Guerra, é um cineasta, poeta e dramaturgo de Moçambique, que adotou e foi adotado pelo Brasil. Integrante do Cinema Novo, seus filmes são destaque no cenário mundial. Ruy também se destaca como letrista – fez parcerias com músico iniciantes das décadas de 1960 e 1970, como Edu Lobo, Francis Hime, Milton Nascimento e Chico Buarque.
Mostra Ruy Guerra
Dia 08/05 – Segunda-feira
Os Cafajestes (1962)
Debatedora: Profª. Alessandra Brum (Cinema e Audiovisual – IAD)
Dia 09/05 – Terça-feira
Os Fuzis (1964)
Debatedor: Prof. Luís Alberto Rocha Melo (Cinema e Audiovisual – IAD)
Dia 10/05 – Quarta-feira
Mueda, Memória e Massacre (1979)
Debatedor: Prof. Sérgio Puccini (Cinema e Audiovisual – IAD)
Dia 11/05 – Quinta-feira
A Queda (1977) de Ruy Guerra, Nelson Xavier
Debatedora: Profª. Ana Paula El-Jaick (Letras – FALE)
Dia 12/05 – Sexta-feira
Estorvo (2000) do romance homônimo de Chico Buarque de Hollanda.
Debatedor: Prof. Martinho Jr (História – ICH)
Outras informações: alessandra.brum@ufjf.edu.br