Usar DC

Crianças se divertem com as brincadeiras na Praça Cívica (foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, 30, das 9h às 13h, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe diversas atividades voltadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com muitas novidades para o público.  Além das brincadeiras, músicas e contações de histórias que ocorreram no último evento, os presentes vão ter a oportunidade de participar das oficinas de artesanato e bordado. 

“Vamos oferecer oficina de bordado e a técnica de bordado livre. Nossa ideia é juntar um grupo de bordadeiros na UFJF. Vamos levar tecidos e materiais, como linhas, tesouras e agulhas, mas quem quiser levar de casa, pode ficar à vontade. A oficina está aberta para pessoas de 6 até 99 anos”, comenta a organizadora da oficina, Gabriela Machado.

Para esta edição, a UFJF fechou uma parceria com a UpTake Idiomas, que vai disponibilizar corrida de rolimã e máquina de pipoca. “Esperamos uma participação maior, mais ampliada das comunidades dos bairros próximos à Universidade, que ficaram afastadas deste espaço ao longo dos últimos 10 anos. É para eles que estamos fazendo o Domingo no Campus”, destaca o Diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra.

Quem também apresenta novas atividades é o Coletivo Hiphopologia. Se no último evento membros do grupo fizeram apresentações de rap e poesia, desta vez a dança vai tomar conta da Praça Cívica. “O coletivo trabalha os cinco elementos da cultura: grafite, breaking (dança), MCs, DJs e conhecimento. Os componentes são trabalhados em cada edição do Domingo no Campus. Nesta vai ser o breaking junto com um ‘aulão’ de dança, ensinando o hip hop dance e passos black”, informa a organizadora geral do Coletivo Hiphopologia, Chris Assis.

O Domingo do Campus é um projeto de extensão da UFJF realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa

9h – DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h – Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
10:30 – Nilcea Braga e Paula Grazinoli (contação de história)
11:15 às 13h – Coletivo Hiphopologia (batalha de breaking)

Atividades no Campus (de 9h às 13h)

– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, peteca e resgate de brincadeiras de rua;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Corrida de rolimã;
– Oficinas de artesanato e bordado.