domingo no campus

Crianças aprendem a cuidar da saúde bucal (Foto: Victor Marcelino)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste domingo, 4, diversas atividades culturais e de lazer. Além das brincadeiras, músicas, contação de história, oficinas de artesanato e bordado e cuidados bucais, que já ocorreram no último evento, o público vai ter a oportunidade de participar de oficinas e rodas de conversa em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Instituto Aqualie apresenta uma programação especial para a Manhã Ambiental voltada para o meio ambiente e seus desdobramentos: “Vamos trazer oficinas, rodas de conversa e uma vitrine biológica, com esqueletos animais, inclusive o esqueleto de uma baleia. Vamos usar o espaço da Praça Cívica e o Jardim Sensorial para realização das atividades”, explica Alessandra Pereira, voluntária do Instituto Aqualie.

O projeto Intecoop também vai marcar presença nesta edição trazendo atividades, em parceria com a Associação Lixarte, sobre reciclagem e conscientização sobre o meio ambiente. “Vamos ter uma oficina com o Reginaldo, que é membro do Lixarte e trabalha com artesanato e reciclagem. O projeto desenvolve trabalhos pedagógicos, artísticos e culturais por meio de oficinas de artes, dança e música para resgatar a cultura popular e seus valores e promover a educação para saúde e meio ambiente”, ressalta Lia Rezende, bolsista da Intecoop.

Quem também apresenta novidades é o Coletivo HipHopologia. No último evento, membros do grupo promoveram uma gincana de rimas e trava-línguas, trabalhando o MC, um dos cinco elementos da cultura hip hop. Neste domingo, o coletivo vai trazer um sarau. Já o projeto Pró-Saúde: Educação em Saúde Bucal, presente na última edição, vai continuar com a tenda de cuidados bucais, utilizando jogos para conscientizar os participantes sobre a importância da higiene.

O Domingo do Campus é um projeto de extensão da UFJF realizado com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa
9h: Aula de Yoga com Shanti Om ao lado do jardim sensorial
9h: DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h: Contação de história: A Natureza por trás da história com Fernanda Paschoalini (Manhã Ambiental)
10h40: Nilcea Braga e Paula Grazinoli (contação de história)
11h20: Tânia Bicalho e convidado (Alimentação Saudável e Música Popular Nutritiva)
11h50: Baile da Criançada com Pedro Paiva
12h15 às 13h: Coletivo HipHopologia (sarau)

Atividades no Campus (de 9h às 13h)
– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, peteca e resgate de brincadeiras de rua;
– Oficina de reciclagem: Associação Lixarte – do lixo à arte;
– Jogos de futebol de prego e botão;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Corrida de rolimã;
– Oficinas de artesanato e bordado;
– Projeto Pró-Saúde: Educação em Saúde Bucal.

Evento paralelo: Manhã Ambiental (de 10h às 13h)
– Oficinas Ambientais de reciclagem, vitrine biológica e varal de fotos;
– Rodas de conversa: Temas (Rios, Mares, Lixo e Desmatamento);
– Exposição de Arte Plástica com a obra “110” por Gisele Ogera;
– Distribuição de Mudas.