domingo no campus

Entre as atrações do Domingo no Campus, a oficina de grafite agradou crianças e adultos (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

A terceira edição do Domingo no Campus, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ofereceu muitas brincadeiras e atrações culturais para todas as idades que animaram as pessoas que vieram de vários bairros da cidade para a praça cívica da UFJF.

O DJ Pedro Paiva, do Coletivo Vinil é Arte, iniciou os trabalhos às 9 horas da manhã e, desde o começo, de crianças a idosos estiveram presentes. A principal novidade dessa edição foi a programação especial para as mães. A moradora do bairro São Pedro, Maria Lúcia dos Santos, que trabalha como doméstica, é mãe do Joel dos Santos, 8 anos, e elogiou o projeto: “Eu gostei. É muito bom a gente poder usar um espaço tão perto da gente. As crianças também gostam. O Joel levou um bilhete lá para a casa, falou que tinha um projeto aqui na Universidade e que, nesse domingo, ia ter um evento especial para as mães. Então vim e pretendo voltar.”

Mais uma vez, Tânia Bicalho, Música Popular Nutritiva (MPN), apresentou-se na Concha Acústica, pegando sucessos da atualidade e adaptando para músicas que falam sobre uma alimentação mais saudável.

domingo no campus

Tatiana Oliveira se divertiu com o filho Arthur (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

Quem também marcou presença foram as professoras Nilcea Braga e Paula Grazinoli, que animaram crianças e pais com contações de histórias e emocionaram as mães presentes com um teatro especial para elas. “É minha segunda vez aqui, e a gente adorou. Eu e o Arthur gostamos muito. Eu venho para distrair um pouco e para a gente poder brincar. Tem muita atividade, muitas coisas para fazer. Esse dia foi muito especial também, principalmente com a contação de histórias da tia Nilcea, que a gente é fã e acompanha o trabalho dela” contou Tatiana Oliveira, mãe do Arthur, de 8 anos, que foi uma das primeiras a chegar.

Essa edição do Domingo no Campus contou também com uma gincana para as mães e filhos, em homenagem ao dia das mães, em que foram realizadas várias brincadeiras, como dança do arco, coelhinho na toca e estação do equilíbrio e boliche com latinhas. “É importante a gincana porque hoje em dia as crianças são muito ligadas a tecnologia, e essas brincadeiras são formas de interação que tenho com o meu filho. Moro em apartamento, então não posso brincar tanto assim e, por isso, esse espaço é tão importante”, ressaltou Claudineia Câmara, do lar, moradora do bairro Bairu, e mãe do Rick Câmara, de 9 anos.

A equipe dos jogos e brincadeiras populares deu várias oficinas que buscam resgatar os jogos de rua e mostrar novas formas de diversão para as crianças. “Essas brincadeiras são muito boas porque permitem às crianças serem crianças. A minha filha Vitória também adorou e é muito bom a Universidade abrir esse caminho para o povo, para as crianças. Um evento gratuito que traz muita alegria”, considerou Fernanda Santos, mãe da Vitória de 3 anos, que é analista judiciária e mora no bairro Jardim das Laranjeiras.

domingo no campus

Aila e Gabriela fizeram oficina de grafite (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

O coletivo HipHopologia também marcou presença com música e com uma oficina de grafite. O Domingo no Campus também atraiu o público jovem, como as amigas Aila Kathleen, estudante de História, e Gabriela Gama, estudante de Artes e Design, ambas da UFJF. “Eu vi o evento pelo Facebook, li que ia ter oficina de grafite, aí vim. Eu acho importante o espaço da Universidade para as pessoas, pois insere o povo na faculdade e o incentiva a estudar aqui também”, avaliou Gabriela Gama.

Mas não foram só mães que compareceram no Domingo no Campus especial. O empresário e morador do bairro São Mateus, Cristiano Serpa, pai do Bernardo, 6 anos e da Carolina, 2 anos, frequenta o campus há anos e elogiou a iniciativa. “Esse é um projeto muito bacana que tem aqui. A gente tem vindo direto. A UFJF tem um espaço bacana, com atividade para a criançada toda, então é melhor do que ficar em casa, vendo televisão. Aqui você tem os recreadores, então tem atividade para todo mundo.”

A próxima edição do Domingo do Campus, projeto de extensão da UFJF realizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, ocorre no dia 28 de maio, das 9h às 13h, na Praça Cívica.