A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou neste final de semana mais uma edição do Domingo no Campus. O evento contou com a presença de pessoas de diversos bairros da cidade e ofereceu atrações culturais e artísticas para garantir a diversão de participantes de todas as idades.

O DJ Pedro Paiva, do Coletivo Vinil é Arte, iniciou os trabalhos às 9 horas da manhã. Desde os primeiros minutos, pais, crianças e idosos começaram a interagir com a equipe de professores e oficineiros. Entre as novidades desta edição estavam as oficinas de bordado e de atividades para a terceira idade, jogos como o futebol de moeda e de botão, além dos carrinhos de rolimã. “Minha infância está toda aí. Hoje as crianças estão muito no videogame. Ver outros tipos de brincadeiras como futebol de botão é bem bacana”, disse o mecânico Frederico Nogueira.

A Praça Cívica teve espaço para todos os tipos de brincadeiras. Pipas foram empinadas, rodas de “bobinho” formadas pelas crianças e adolescentes e várias partidas de vôlei disputadas em uma rede improvisada. Tudo isso para construir um momento de diversão e integração dentro do espaço universitário.

Marcelo com seu filho joão vitor

O professor Marcelo Amorim levou, pela segunda vez, o filho João Vítor para aproveitar o Domingo no Campus (Foto: Victor Marcelino)

Teve gente que gostou tanto do Domingo no Campus que voltou nesta edição. É o caso do professor Marcelo Amorim. Morador do bairro Estrela Sul, levou novamente seu filho João Vítor para brincar na UFJF. “A Universidade me traz motivação e integração. É muito bom ver a união de várias pessoas e famílias. Tudo isso dentro de um local seguro e educativo”, comentou.

Ao mesmo tempo em que aconteciam as brincadeiras, o palco da Concha Acústica era ocupado pela nutricionista Tânia Bicalho. Com sua Música Popular Nutritiva (MPN), cantou paródias e canções autorais falando sobre a importância de uma alimentação saudável, principalmente para as crianças. Depois das músicas, as professoras Nilcea Braga e Paula Grazinoli encantaram a criançada contando histórias.

maria perpetua (verde) ao lado da oficineira

Maria Perpétua (de blusa verde), professora aposentada, participou da oficina de atividades físicas (Foto: Victor Marcelino)

O público da terceira idade também aproveitou o Domingo no Campus participando de diversas atividades físicas. “A oficina funciona de hora em hora. São 40 minutos de exercícios e 20 de descanso. Primeiro começamos com alongamentos. Depois fazemos soltura articular, trabalhos de força e terminamos com relaxamento”, explicou a professora de Educação Física, Vanessa Corrêa.

Maria Perpétua participou da oficina e pretende ser frequentadora assídua do Domingo no Campus. “Quando cheguei, fui logo interagindo com outras pessoas. Venho à Universidade à procura de um espaço para arejar a cabeça e participar de atividades físicas. Espero voltar nas próximas edições”, contou a professora aposentada.

A comunidade próxima ao campus da UFJF também marcou presença no evento. Leonardo Amaral, morador do bairro São Pedro, levou as duas filhas, Laís e Isadora, para brincar. “Não temos espaço de lazer perto do local onde moramos. Por isso, buscamos o espaço universitário. É bacana passar o tempo com minhas filhas aqui”, destacou o empresário.

leonardo com as filhas

Leonardo Amaral, morador do bairro São Pedro, levou as duas filhas para brincar (Foto: Victor Marcelino)

Já na parte final, o Coletivo HipHopologia assumiu o comando da Concha Acústica com a competição de breaking. Vários grupos de Juiz de Fora e região participaram da disputa. Pais e filhos pararam para ver os passos de hip-hop.

A próxima edição do Domingo no Campus, projeto de extensão da UFJF realizado com recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão, acontece no dia 7 de maio, das 9h às 13h, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora.