“Oportunidade única”, “iniciativa diferenciada”, “projeto importante para a sociedade”: estas foram algumas das frases usadas para descrever o Parlamento Jovem (PJ), projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Nesta quarta-feira, 19, o PJ protagonizou um dos projetos em exposição na Mostra de Ações de Extensão, evento que integra a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF e que tem como objetivo trazer visibilidade aos projetos articulados entre o conhecimento produzido na Instituição e as demandas da sociedade. Sendo assim, os participantes do Parlamento Jovem aproveitaram a oportunidade e aceitaram o convite de vir até o campus universitário de Juiz de Fora, para participar da Mostra e trocar experiências na Universidade. O projeto incentiva o desenvolvimento da consciência cidadã e política em estudantes do ensino médio, promovendo a participação em câmaras municipais e estaduais, atividades educacionais e ambientes de debate e ensino.
Diálogo entre Universidade e comunidade local
A professora do curso de Ciências Sociais da UFJF, Christiane Jalles, conta que a iniciativa para a colaboração veio da Câmara. “Me prontifiquei porque dialoga com uma área na qual sou especializada, que é ciência política. Considero que o projeto é uma oportunidade única para todos os estudantes envolvidos, e constitui uma importante aproximação da Universidade com a comunidade local.”
O coordenador do Parlamento Jovem e sociólogo atuante na Câmara de Juiz de Fora, Sérgio Dutra, ecoou a constatação de Christiane. “O diálogo entre a UFJF e a comunidade é um aspecto essencial do projeto”, afirma. “Pensamos na Universidade como parceira para articularmos a ação de monitores com alunos já inseridos na graduação universitária para que eles pudessem, então, orientar os alunos de ensino médio que participam do PJ. A parceria funciona como um recurso de formação de cidadãos e contribuição para uma consciência política.”
Olhar dos estudantes
Os alunos da Escola Estadual Professor José Freire, Jeffrey Lion e Nathielle Praxades, fazem parte do Parlamento Jovem e integram o grupo que veio até a Universidade. “Foi a primeira vez que eu vi um projeto que mexe com esse assunto que as pessoas vêem com muito preconceito, a política. Acho que iniciativas assim podem ajudar a esclarecer melhor sobre o que ela se trata”, conta Nathielle. Lion concordou com a colega e acrescentou: “Vejo como uma oportunidade única de conhecer e aprender com novos caminhos.”
O estudante de Ciências Sociais da UFJF, Matheus Vitorino, é monitor no Parlamento Jovem e classifica a experiência como enriquecedora. “Realizamos oficinas com os alunos, doze no total, com frequência semanal. Orientamos sobre questões, aspectos e termos que envolvem o PJ, como sobre o que é poder legislativo, sistema político, participação cidadã”, informa. “O projeto gera uma troca essencial, mútua. É uma experiência que recomendo tanto para alunos do ensino médio, quanto para os da Universidade, não só das Ciências Sociais, como áreas que também dialogam com o tema do projeto, como Direito, por exemplo.”
Mostra de Extensão
A Mostra de Ações de Extensão teve seu evento de abertura nesta quarta-feira, 19, e integra as atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao todo, serão apresentados 270 trabalhos de extensão, divididos em oito áreas temáticas, que já começaram as exposições de seus projetos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção. Os melhores de cada área serão premiados e a avaliação dos projetos será feita por uma comissão externa, formada por pró-reitores de extensão de outras universidades brasileiras e técnicos de agência de fomento. Além das apresentações, a Mostra trará palestras sobre pesquisa e extensão, atividades culturais e exposição de pôsteres dos projetos.