
O trabalho foi apresentado no 23º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, realizado em São Paulo.(Foto: arquivo pessoal/Allan Santos)
A transição da biblioteca do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) para um centro de gestão de dados de pesquisa é o tema de um artigo publicado por Allan Júlio Santos e Eliana Hipólito nos anais do 23º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, realizado em novembro último em São Paulo. O evento é considerado o maior da área no Brasil.
O trabalho examina os desafios organizacionais desse processo de transição e propõe estratégias para fortalecer a integração da biblioteca com a pesquisa acadêmica, reforçando o papel dos bibliotecários na disseminação científica e na atualização contínua.
Santos e Hipólito – ambos bibliotecários do campus – identificaram as políticas, normas e desafios técnicos, tecnológicos e estruturais que impactam essa transformação. Além disso, mapearam as iniciativas da equipe da biblioteca focadas em tecnologias, processos e diretrizes para consolidar a gestão de dados no campus. O trabalho também propõe medidas para aprimorar políticas informacionais, fluxos de trabalho e competências profissionais dos bibliotecários.
O estudo é relevante porque, segundo Santos, “evidencia o compromisso da biblioteca em apoiar docentes, discentes e pesquisadores na construção de uma ciência mais organizada, acessível e de qualidade.”
Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.
