As bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adotaram permanentemente um novo procedimento para que os usuários possam quitar os débitos relacionados aos atrasos nas devoluções dos livros. Desde o início de maio, por solicitação da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), os pagamentos devem ser efetuados por meio de Guias de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil, para que seja feita a prestação de contas junto à União.

Medida evita deslocamento até a Biblioteca Central e suspensão do empréstimo passa a acontecer apenas quando as multas somarem R$ 5 (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Para emissão da GRU, o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga 3), clicar no ícone “Meu Pergamum” e em seguida clicar na abas “Empréstimo” e “Débitos”. Na tela aparecem as pendências, caso existam, e, consequentemente, um ícone para a emissão da Guia.

Após efetuar o pagamento, o usuário deve enviar o comprovante de pagamento e a GRU para o endereço eletrônico multas.cdc@ufjf.br. Caso deseje a liberação no mesmo momento, será preciso comparecer a qualquer uma das bibliotecas do campus e solicitar a baixa. Mas a presença nos espaços só deve acontecer depois do encaminhamento do e-mail.

Caso o requerente não tenha urgência, o e-mail é respondido em até 48 horas com a indicação da baixa da pendência. O usuário recebe uma mensagem automática com o recibo de pagamento após a quitação no sistema de gerenciamento das bibliotecas. Outra novidade é que a suspensão de empréstimo acontece apenas quando as multas somarem R$ 5.

Segundo a bibliotecária Roberta Dannemann, o pagamento das multas poder ser resolvido nas unidades acadêmicas, atendendo demanda antiga e requisitada pela comunidade universitária. “Antes, era preciso se deslocar até a Biblioteca Central para fazer a quitação das multas e, muitas vezes, eram multas de R$ 0,50 de alunos que estudam na Exatas, na Economia, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Medicina, onde as bibliotecas ficam consideravelmente longe da Reitoria. Quando surgiu a demanda da Proplan, percebemos que poderíamos atendê-la para facilitar a vida de todos.”

Página da Biblioteca

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf