Por enquanto, é permitido somente fazer empréstimo e devolução de obras, sem circulação de usuários ou uso dos espaços para estudo (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) autorizou a retomada do atendimento presencial em quatro bibliotecas localizadas no campus: Central, da Faculdade de Medicina e dos institutos de Ciências Exatas (ICE) e Biológicas (ICB). No entanto, é possível somente fazer empréstimo e devolução de obras, sem a circulação de usuários nos acervos ou utilização dos espaços para estudo.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Eduardo Condé, as bibliotecas setoriais do ICB, ICE e Medicina estão abertas por conta das atividades presenciais autorizadas, visto que já foram retomadas aulas práticas e estágios. Já cursos como Educação e Veterinária estão sendo atendidos pelo prédio do CDC, que possui acervo no local. Ele explica ainda que, em 2022, esse esquema será revisto. “Com a crise orçamentária vivida em 2021, estamos mantendo nas atividades do setor servidores do quadro. Esse retorno parcial obedece resolução do Conselho Superior (Consu) da UFJF e é um passo planejado já visando futuro retorno pleno, quando as condições permitirem. Por cuidado, não serão permitidas aglomerações e visitas não agendas.”

Agendamento
Conforme a Gerência de Atendimento ao Usuário, hoje as bibliotecas da UFJF contam com mais de 180 mil títulos e cerca de 360 mil exemplares disponíveis para empréstimo. A reabertura das bibliotecas já era um momento esperado pelos alunos, pois abre um leque maior de opções de títulos a serem consultados, além de que, apesar de as bases de dados serem muito utilizadas, há certa preferência pelo material impresso.

Os livros emprestados antes da pandemia tiveram suas datas de devolução prorrogadas, mesmo com a atual reabertura das unidades, e podem ser devolvidos sem agendamento. Basta o usuário dirigir-se à biblioteca nos horários para atendimento. Para a entrega de exemplares de unidades que ainda permanecem fechadas, o usuário deve dirigir-se à Biblioteca Central e efetuar a devolução.

Novos empréstimos devem ser feitos somente mediante solicitação, feita pelo Pergamum (Siga Azul), de acordo com passo a passo e vídeo disponíveis. Somente dois usuários por vez serão atendidos, de forma a garantir a segurança sanitária de funcionários e estudantes.

Horários de funcionamento
– Biblioteca Central:
Segunda a sexta, de 8h às 17h
E-mail para contato: atendimento.cdc@ufjf.edu.br 

– Biblioteca da Medicina
Segunda e quinta, das 8h às 12h; terça e quarta, das 13h às 17h
E-mail para contato: mayra.diamantino@ufjf.edu.br

– Biblioteca do ICE
Segunda e quinta, das 18h às 12h e terça e quarta, das 13h às 17h
E-mail para contato: flavia.horta@ufjf.edu.br 

– Biblioteca do ICB
Segunda e quinta, das 8h às 12h, terça e quarta, das 13h às 17h
E-mail para contato: vanilda.alvarenga@ufjf.edu.br