Registro da edição do Conupes em 2023; neste ano evento acontece no ICH e no Trade Hotel (Foto: Divulgação)

Juiz de Fora recebe, entre os dias 11 e 13 de abril, a quinta edição do Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade (Conupes). Neste ano, os debates do encontro se darão em torno da relação mente-cérebro, com foco especial nas experiências espirituais que apontam para a existência de uma mente que pode sobreviver à morte do corpo. O Conupes é organizado por membros do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Na quinta, 11, a programação durante o dia acontece nos auditórios do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e, às 19h30, o evento terá uma abertura de gala no Cine-Theatro Central com o “Concerto didático: espiritualidade na música clássica”. Os participantes do congresso terão a oportunidade de conhecer o teatro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visita será realizada ao som da Orquestra Acadêmica da UFJF, que irá executar composições de Ludwig van Beethoven e outros mestres. 

Além disso, o professor Rodolfo Valverde, do Departamento de Música e doutor honoris causa da UFJF, irá ministrar conferência sobre as características musicais e os contextos histórico, cultural e espiritual de cada partitura. 

Já na sexta, 12, e no sábado, 13, o evento será realizado no Trade Hotel, na Avenida Presidente Itamar Franco, altura do bairro Cascatinha. As inscrições ainda podem ser feitas on-line e, presencialmente, nos locais de realização do evento. O congresso é voltado a pessoas interessadas no estudo científico da espiritualidade, em especial alunos, profissionais e pesquisadores das áreas da Saúde, Humanidades, Ciências Sociais e Educação, além da comunidade geral. 

A programação conta com minicursos, mesas-redondas, conferências e mentorias individuais. São mais de 20 palestrantes, oriundos de diversos campos do conhecimento, como a área de Saúde, Filosofia, História e Jornalismo. 

Outras temáticas previstas nos debates do evento são: como integrar espiritualidade na prática clínica de modo ético e baseado em evidências, a inclusão da espiritualidade no ensino da área de Saúde e como conduzir pesquisas na área da espiritualidade. 

Alexander Moreira __Foto Alexandre Dornelas UFJF 2022

Segundo Alexander Moreira, Conupes se consolidou como “um dos maiores, senão o maior e mais importante congresso na área de investigação científica da espiritualidade” (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

De acordo com o diretor do Nupes-UFJF, Alexander Moreira-Almeida, o Conupes já se consolidou como “um dos maiores, senão o maior e mais importante congresso na área de investigação científica da espiritualidade”. 

“Para a comunidade da UFJF é de extrema importância conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas, divulgar as pesquisas que nós realizamos na Universidade”, afirma Moreira-Almeida, que também é professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFJF. O docente também destaca a importância do congresso ao consolidar a UFJF como “líder nacional e internacional na área”. 

Pesquisadores de projeção nacional e internacional

Entre os conferencistas do Conupes 2024 está o professor Imants Barušs, da King’s University College, no Canadá. O pesquisador ministra duas conferências no congresso: na sexta, 12, com o tema “Consciência desconectada: avaliando evidências para a primazia da consciência”, e no sábado, 13, com o tema “Implicações teóricas, clínicas e éticas das anomalias e tecnologias da consciência”. Barušs tem experiência nos estudos da consciência e psicologia da religião e espiritualidade. O acadêmico também integra a Academia de Ciências de Nova York. 

Outros nomes de referência fazem parte da programação, como o presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgard Leite; o médico neurologista e pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e da Universidade de São Paulo (USP), Mario Peres, referência mundial no estudo de dor de cabeça, cefaleia e dores crônicas; e o psicólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Everton Maraldi. 

Confira a programação completa do Conupes 2024.