Evento, aberto ao público, acontece nesta quarta, 27, na Faculdade de Medicina da UFJF (Foto: Pixabay)

A mesa-redonda “Reflexões sobre o presente e o futuro em saúde mental” acontece nesta quarta-feira, 27, das 10h às 12h, no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participam da conferência os professores Geraldo José de Paiva e Valentim Gentil Filho, da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Dalgalarrondo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) e tem entrada aberta à toda a comunidade. 

Os três pesquisadores são referências nacionais no estudo de Saúde Mental, Psiquiatria e Psicologia. Dalgalarrondo é professor titular da Unicamp e um dos principais autores da área da Psicopatologia no Brasil. Valentim Gentil Filho foi chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele também é considerado um dos responsáveis pela modernização da pesquisa da prática clínica da psiquiatria no Brasil. E o professor aposentado Geraldo José de Paiva é um dos pioneiros no estudo da moderna Psicologia da Religião no país. 

“O objetivo fundamental com a mesa é ouvir esses três grandes nomes com experiência na área clínica de pesquisa e de políticas na área da saúde mental sobre como eles veem a saúde mental hoje no Brasil e as perspectivas de futuro. Sem dúvida, é um privilégio termos esses nomes aqui na UFJF, podendo compartilhar com todos nós uma melhor compreensão sobre os desafios da saúde mental e como podemos fazer o nosso papel enquanto universidade pública, de fomentar, com qualidade, o atendimento, a compreensão, o estudo e a pesquisa na área de saúde mental”, avalia o coordenador do Nupes e professor da Famed/UFJF, Alexander Moreira-Almeida.  

Na avaliação de Moreira-Almeida, o panorama atual da saúde mental é de oportunidades, mas também de grandes desafios. “Estamos vendo um grande crescimento das pesquisas, do reconhecimento da importância da saúde mental, da necessidade de abordá-la adequadamente, além de evidências de boa qualidade, mostrando como podemos melhorar a saúde mental e o tratamento. Em termos de desafios, temos dificuldade de acesso e de oferta de atendimento de qualidade – especialmente no serviço público. Há equipes desfalcadas, ausência de psiquiatras e psicólogos. E quando existe, não há uma abordagem baseada em evidências”, avalia. 

O trio de professores convidados fará parte da banca de Alexander Moreira-Almeida como professor titular nesta terça-feira, 26. Entre os componentes da comissão também estará presente o professor da Famed/UFJF, ex-diretor da unidade e ex-reitor da universidade, Júlio Maria Fonseca Chebli

Outras informações
Faculdade de Medicina da UFJF (Famed/UFJF): (32) 2102-3841/2102-3845.