O Profbio é um programa nacional, sendo que a UFJF é uma instituições credenciadas para a oferta do mestrado. (Foto: arquivo pessoal/Roberto Lautner)

Estudantes e professores do campus Governador Valadares participaram do 6º Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), que aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês em Belo Horizonte. O evento reuniu discentes e docentes de várias instituições associadas ao programa, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Na oportunidade, os mestrandos e professores do campus apresentaram seus produtos educacionais elaborados durante o trabalho de conclusão do curso. No campo da inovação, por exemplo, o docente Márcio Souza ministrou uma oficina sobre o uso de inteligência artificial como ferramenta de ensino. Nessa atividade, os participantes tiveram contato com o Chatbot, um recurso que permite o desenvolvimento de robôs que podem trabalhar como assistentes virtuais no âmbito didático-pedagógico.

Na avaliação do vice-coordenador do Profbio na UFJF-GV, Roberto Lautner, o encontro “permitiu a aproximação entre os campos teórico e prático, favorecendo a troca efetiva de experiência e a abordagem das novas e reformadas metodologias de ensino em biologia”.

Já sobre a importância do programa, Lautner destaca que ele é um “agente importante na mudança de atuação dos professores da rede pública, contribuindo, assim, para um ensino atualizado e de qualidade”, o que acaba refletindo “numa formação mais contemporânea dos estudantes do ensino médio de Governador Valadares e região”.

Para saber mais sobre o Profbio, acesse a página do programa na UFJF-GV.