O evento foi realizado por ocasião do Dia Internacional do Idoso. (Foto: arquivo pessoal/Peterson Andrade)

Estudantes dos cursos de Fisioterapia e Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram de uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Promovido pela Coordenadoria de Assistência e Apoio ao Idoso (CAAI) do município, o evento contou com a adesão de cerca de 30 instituições públicas, filantrópicas e privadas da cidade no último dia 10.

Os discentes do campus – integrantes do estágio em Fisioterapia e do Núcleo de Neuropsicologia do Desenvolvimento (Nand), que reúne alunos dos cursos de Fisioterapia e Medicina – desenvolveram oficinas de promoção do equilíbrio postural, coordenação motora e atividades funcionais relacionadas ao estímulo das funções cognitivas e motoras.

Coordenadora do Nand, a professora Fernanda Ferreira explica que além de “oferecer informações científicas para a população sobre estratégias que protegem a cognição no envelhecimento”, a presença do núcleo no evento também representou para os estudantes a “oportunidade de vivenciar a estimulação cognitiva de idosos, ter experiência prática com a população e levar conhecimento para além dos muros das universidades”.

Katherine Karam e Sarah Melo, ambas estudantes de Medicina, contam que participar do evento foi uma “experiência muito interessante”, principalmente pela proximidade com a comunidade. “Tudo aconteceu de forma leve e divertida, e poder interagir com essas pessoas foi uma ótima oportunidade de nos aproximarmos do cenário da prática, de modo a aprimorar nossas habilidades técnicas e sociais”, afirmam.

Os estudantes trabalharam aspectos ligados à postura, cognição e motricidade. (Imagem: arquivo pessoal/Peterson Andrade)

Essa possibilidade de interação com os idosos também é destacada por Flávia Batalha, estudante de Fisioterapia. “Foi gratificante proporcionar um pouco de estímulos funcionais e interação, celebrando a sabedoria e a experiência dessa geração tão especial. Interagir com idosos e vê-los se divertindo é uma experiência incrível. A alegria que ilumina seus rostos, a nostalgia nos olhares e o riso contagiante tornam esses momentos verdadeiramente especiais. A sabedoria e as histórias compartilhadas durante essas interações enriquecem não apenas o dia deles, mas também o meu. É uma troca de energia positiva e um lembrete de que a promoção da funcionalidade não tem idade”, explica.

Na avaliação do professor do curso de Fisioterapia, Peterson Marco de Oliveira Andrade, “atividades intersetoriais e interdisciplinares como essa são relevantes na perspectiva da atenção integral à saúde das pessoas idosas e para uma formação dentro do paradigma biopsicossocial preconizado pela Organização Mundial da Saúde”. Ainda segundo o docente, essas experiências “agregam valor na formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade única para a integração das instituições do município.”