O trabalho foi o único premiado na categoria pôster do Congresso. (Foto: arquivo pessoal)

A ciência produzida no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) continua se destacando em eventos pelo Brasil. O trabalho de sete estudantes e uma professora do curso de Fisioterapia foi premiado em uma das categorias do 4º Congresso do Sudeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (Sudesfir), realizado entre os dias 26 e 28 do último mês de outubro em Vitória, no Espírito Santo.

Único classificado para a premiação no segmento pôster da área de fisioterapia cardiorrespiratória pediátrica, o trabalho analisou a distância máxima percorrida no teste de caminhada de seis minutos em adolescentes saudáveis com idades de 13 a 18 anos. Para tanto, a pesquisa utilizou dados de um dos centros de um estudo multicêntrico brasileiro, o TC6Brasil, em 68 pessoas dessa faixa etária de escolas públicas de Governador Valadares.

Segundo a professora Laura Alves Cabral, que orientou o estudo, “a premiação representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nas pesquisas realizadas pelos discentes e docentes” do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória do campus, que forma e capacita estudantes em iniciação científica e em pós-graduação stricto sensu.

Ainda de acordo com a docente, a partir de produções como a premiada no Sudesfir “os estudantes de graduação têm a oportunidade de conhecer o universo da ciência por meio de pesquisas clínicas e de campo” e de “se aprofundar nos conhecimentos específicos de fisioterapia cardiorrespiratória, bem como desenvolver trabalhos de conclusão de curso e apresentarem os resultados das atividades de pesquisa em eventos científicos”.

A professora também destaca que “a premiação motiva os estudantes a continuarem a trilhar o caminho da formação profissional de qualidade e baseada em evidências científicas, o que proporciona as vivências, as experiências e os aprendizados sobre como ser pesquisador e cientista na fisioterapia”.

Além de Cabral, assinam o trabalho Dayane de Moura Gonçalves, Mayra Evelise Cunha dos Santos, Isabela de Abreu Getulino, Isabella Rodrigues Oliveira, Mariana Soares Silva, Vitório Perini de Carvalho e Luiz Augusto Prudêncio dos Santos.

Para ler a íntegra do pôster apresentado no congresso, clique aqui.