Ângelo Denadai (azul) preside a comissão gestora, que conduz estudos sobre possível emancipação. (Foto: Gabriella Ramos)

A organização do projeto institucional e a construção de diretrizes sobre possível emancipação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora têm sido objeto de reuniões da comissão gestora, criada a partir dos desdobramentos da Resolução nº 52/2023, do Conselho Superior.

O grupo foi criado após aprovação do referido colegiado, e é composto por diretores do campus, representantes de discentes, docentes e técnicos administrativos em educação, bem como membros da sociedade civil. Desde os primeiros encontros, a equipe tem deliberado sobre a indicação de membros externos, critérios de atuação, planos de trabalho para instalação dos debates e elaboração de cronograma de eventos públicos sobre o tema. “A comissão gestora já se reuniu três vezes. Com o decorrer dos encontros, estabelecemos o plano de trabalho baseado num projeto de emancipação, que consiste na divisão de temas que precisarão ser desenvolvidos pela comissão executiva, e já prevendo quais serão os grupos de trabalho a serem instituídos para os próximos debates”, explicou o diretor-geral da UFJF-GV, Ângelo Denadai. Foram indicados como membros externos Elisa Maria Costa e Fernando José de Almeida. Confira a portaria que institui a comissão gestora.

O projeto da nova universidade possui como eixos principais “Diagnóstico e vocação regional”; “Propósito da nova universidade”; “Estrutura organizacional da nova universidade”; “Planejamento administrativo e pedagógico para expansão da universidade”, e “Planejamento estratégico da mudança organizacional”. Os eixos se desdobram em aproximadamente 35 subeixos, que serão divulgados posteriormente à comunidade.

Ainda segundo Denadai, que preside a comissão gestora, é de suma importância a participação da comunidade interna nos grupos de trabalho, “para que se desenvolva um documento consistente, que contemple todas as demandas e perspectivas da nossa comunidade, que sirva de subsídio para a criação da nova universidade, para que ela esteja alinhada à vocação local, sem perder o foco nas demandas institucionais estabelecidas pela nossa comunidade interna”, alinhou.

Os próximos passos incluem a elaboração de um cronograma que abordará a realização de eventos públicos, envolvendo todo o arranjo produtivo local, movimentos sociais e setor de educação. “Pretendemos também fazer um evento de encerramento, onde apresentaremos os resultados dos trabalhos para toda a comunidade interna e sociedade valadarense” finalizou o diretor.