A seleção da primeira turma está prevista para o início de 2024.(Imagem: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com mais uma pós-graduação stricto sensu em Governador Valadares. Desde o dia 26 do último mês de setembro, a instituição integra o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde).

Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o curso visa consolidar os conhecimentos dos profissionais de saúde nas áreas da atenção primária, gestão e educação. Além da UFJF, outras 25 instituições públicas de ensino superior do país são associadas ao programa.

E nesse processo de vinculação, a UFJF contou com o empenho de um grupo formado por dez professoras de cinco departamentos do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus de Governador Valadares, todas elas profissionais com experiência e qualificação nas áreas de saúde coletiva e atenção primária à saúde. Desde o final de agosto, essas docentes vinham trabalhando a toque de caixa para garantir a implementação do mestrado.

Segundo o diretor do ICV, a associação do campus ao programa representa “o compromisso do instituto com a formação e a qualificação de profissionais adequados à realidade do sistema de saúde, especialmente o SUS”. Ainda de acordo com Leandro Cardoso, “além de potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão em saúde da família dentro da universidade, o mestrado possibilitará ao profissional que ingressar no programa gerar produtos e soluções compatíveis com os ambientes de saúde que integram.”

O mestrado é ofertado na modalidade semipresencial, ou seja, parte das atividades acontecem em Governador Valadares e as demais por meio do ambiente virtual do curso.

A pós-graduação tem como público-alvo os profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à atenção primária e saúde da família, com atuação ou interesse em atuar nas áreas de docência e preceptoria.

O edital de seleção para alunos do campus de Governador Valadares deve ser publicado no início do ano de 2024, com previsão para início das aulas da primeira turma já no segundo semestre.