Weslley Gomes apresentando o trabalho sobre adoecimento por tuberculose em pessoas privadas e não privadas de liberdade. (Foto: arquivo pessoal/Weslley Gomes)

Estudantes do curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no 42º Congresso Médico Universitário da USP, realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 6 e 8 deste mês. De autoria de Weslley Augusto Pessanha da Rocha Gomes, Ananda Calili Rezende Lima, Giulia Marilac Teixeira da Silva e Natália Melo Souza, as duas produções ficaram entre as três melhores da categoria.

Weslley Gomes é o autor principal de Tuberculosis in deprived of liberty people, Brazil, 2018-2022: a descriptive epidemiological study. O trabalho – que teve a orientação de Katiuscia Cardoso Rodrigues – traça um retrato epidemiológico do adoecimento por tuberculose no país nas pessoas privadas de liberdade em comparação com aquelas que não passaram por essa privação.

“Esse tema é de grande relevância epidemiológica, de saúde pública e também importante em termos de formação médica antenada às doenças emergentes, negligenciadas, bem como populações vulneráveis. Conhecer os indicadores epidemiológicos e operacionais é fundamental para o planejamento das ações em saúde pública. Contudo, esses dados são escassos na literatura, demonstrando a relevância do estudo”, explica Gomes.

O estudante considera “um grande desafio ter esse trabalho selecionado entre os três melhores da categoria e ainda apresentá-lo para uma banca avaliadora composta por professores de alto gabarito”. Por isso, segundo Gomes, “o sentimento que fica é de que estamos [ele e os demais autores da pesquisa] no caminho certo”.

Case report: bilateral xanthogranulomatous pyelonephrytis in young patient é um relato de caso sobre uma paciente jovem atendida em um hospital de Governador Valadares com uma manifestação rara e grave de infecção renal crônica, associada à obstrução do trato urinário, a chamada pielonefrite xantogranulomatosa bilateral. O trabalho foi orientado por Fellipe Altoé Foletto e tem como autora principal Ananda Lima.

Ananda Calili Rezende Lima apresentou o trabalho sobre a doença denominada pielonefrite xantogranulomatosa bilateral. Foto: arquivo pessoal/Ananda Lima)

Para a estudante, a participação no congresso é uma oportunidade única. “Representa a chance de se envolver em um ambiente acadêmico de alto nível, compartilhando conhecimento e networking com pessoas que têm interesse nas mesmas áreas de estudo. É uma experiência inspiradora e amplificadora de horizontes, capaz de proporcionar grande contribuição para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Ao mesmo tempo, fortalece a comunidade científica, contribuindo para uma melhoria na execução da pesquisa de alta qualidade”, destaca Lima.