O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) foi contemplado com o investimento de R$ 556.470,00, proveniente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da aprovação do projeto que desenvolverá uma plataforma virtual para facilitar a transferência de tecnologias da Universidade para a sociedade. Deste montante, R$ 184.400,00 serão destinados a bolsas, permitindo a atuação de quatro profissionais ao longo de três anos.

A plataforma funcionará como uma espécie de escritório virtual de inovação, que ligará a UFJF, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa. Na prática, agregará buscas por serviços, contratações, monitoramentos e divulgações – o que significa que, dessa forma, empresas poderão buscar por ideias e projetos, enquanto os pesquisadores poderão ofertar suas tecnologias e/ou converterem seus conhecimentos em modelos de negócios.

“Disponibilizaremos nossos serviços de uma melhor forma tendo uma interação maior com a população”, comemora a gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Critt, Ana Carolina Antunes Vidon. Ela ainda explica que o projeto conciliará as atividades do Núcleo com demais espaços de inovação de Juiz de Fora e região. “Fizemos uma proposta conciliada entre o NIT, a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e o Parque Tecnológico, todos integrados no Critt. Além disso, na proposta também está incluída parte do empreendedorismo de Governador Valadares.”

A colaboração entre o NIT, a IBT e o Parque Tecnológico tem como propósito reunir pesquisadores da UFJF em uma competição de Inovação e Tecnologia, segundo Vidon. Os objetivos incluem a identificação de produtos/processos desenvolvidos na Universidade, passíveis de proteção nos órgãos competentes e com potencial mercadológico. Além disso, busca-se estimular a capacitação para a gestão de ativos intangíveis, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia por meio de licenciamentos a empresas.

A iniciativa também visa fomentar a capacidade empreendedora dos pesquisadores, capacitando-os nos conceitos básicos de propriedade intelectual e na relação com empresas, promovendo maior engajamento em atividades empresariais e oferecendo suporte. Adicionalmente, serão reconhecidas e premiadas as propostas mais inovadoras.

Outras informações:

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)