O Critt UFJF celebrou seus 28 anos com a inauguração do CrittLab e a entrega do Prêmio de Inovação (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), celebrou, nesta quinta-feira, 25, seu aniversário de 28 anos. A data foi marcada pela a entrega do Prêmio de Inovação e a inauguração do Laboratório de Ideação e Prototipagem (Critt Lab).

Durante a cerimônia, o reitor da UFJF, Marcus David, destacou a inovação e a visão de futuro da Universidade quando inaugurou o Critt em 1995. Segundo ele, “a cultura de disseminação de conhecimento que hoje se vê nas universidades de ciência e tecnologia, transformando informações e projetos para o setor produtivo, agora quase compõem o senso comum. No entanto, a visão que tiveram há 28 anos atrás, é digna de nota e respeito”.

Considerada a terceira maior Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de Minas Gerais, segundo os Indicadores Globais da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) de 2019, o Critt possibilitou, entre os anos de 2021 e 2023, a formação de 32 empresas na incubadora e a realização 77 capacitações e treinamentos – estes últimos alcançando mais de 1.718 participantes.

Para o diretor de Inovação da UFJF, Fabricio Campos, o avanço dos trabalhos do Centro, ao longo desses 28 anos, está interligado ao pioneirismo que a Universidade protagonizou em 2004 com a Lei de Inovação, que passou a estabelecer as diretrizes da Política de Inovação da UFJF, bem como institucionalizou a Diretoria de Inovação. “Com este avanço, incentivamos nossos pesquisadores a perceberem que as pesquisas desenvolvidas em seus laboratórios têm potencial para alcançar efetivamente o mercado.”

Participam também do evento a vice-reitora, Girlene Alves da Silva; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), Mônica Ribeiro de Oliveira; o diretor de Inovação, Fabricio Campos; o Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ignácio Delgado; o diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), José Humberto Viana Lima Júnior; e os fundadores e idealizadores do Critt, Maurílio da Costa Souza e Carmelita Elias Vidiga.

Entrega do Prêmio de Inovação

Durante a celebração, o Critt realizou a primeira entrega do Prêmio de Inovação para incentivar e reconhecer profissionais inovadores que geram produtos, processos ou serviços para a sociedade. Este prêmio, com destaque nos anos de 2021 e 2022, foi dividido em categorias: Departamento mais inovador, Pedido de patente, Licenciamento de tecnologia, Spin off acadêmico, e Projetos de P&D e de prestação de serviços. Além dos cinco premiados, outros pesquisadores receberam menção honrosa por seu trabalho na instituição.

O Departamento de Farmácia de GV foi premiado como o mais inovador (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

O Departamento de Farmácia do campus avançado do Governador Valadares recebeu o prêmio de “Departamento mais inovador” pelas mãos do chefe do departamento, o professor Erly Guilherme Azevedo. Segundo ele, “o Critt foi o grande interlocutor para que as patentes fossem, de fato, depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”.

O Departamento de Farmácia é reconhecido por sua forte vocação para extensão e pesquisa voltada para intervenções na realidade local, com foco em serviços de saúde e suas necessidades. Ele também tem projetos de pesquisa que visam descobrir princípios ativos em produtos naturais da região, garantir o controle de qualidade de produtos manipulados localmente e desenvolver tecnologias de liberação de medicamentos, entre outros objetivos.

O professor Carlos Augusto Duque foi homenageado por suas numerosas patentes concedidas (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

Já o docente que mais teve patentes concedidas no período de 2021/2022 foi o professor Carlos Augusto Duque, do departamento de Circuitos Elétricos da Faculdade de Engenharia Elétrica. Seu trabalho com o setor produtivo inclui o desenvolvimento de um sistema eletrônico para atualizar religadores de redes de distribuição, o desenvolvimento de um coprocessador de qualidade de energia (Projeto UFJF- KRON) e consultorias para empresas do setor de energia, como ONS e KRON.

Para o docente, “as patentes são uma maneira de fazer a proteção intelectual e também de divulgar a pesquisa, de modo que as empresas têm acesso aos bancos de patentes e podem se interessar por elas, podendo se transformar, realmente, em produto para a sociedade”.

Na categoria de tecnologias licenciadas, o professor Jairo Francisco de Souza foi o vencedor (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

Na categoria Tecnologias Licenciadas, que contempla a pesquisa que teve mais licenciamentos nos últimos dois anos, o ganhador foi o professor Jairo Francisco de Souza, do departamento de Ciências da Computação, do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Souza foi representado no evento pelo professor Eduardo Barrére.

Elita Scio Fontes, titular do departamento de Bioquímica, venceu na categoria Spin Offs (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

A professora Elita Scio Fontes, titular do Departamento de Bioquímica e coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais Bioativos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi a docente que mais gerou spin-offs acadêmicas em 2021 e 2022. Essas empresas, criadas para explorar as tecnologias desenvolvidas na UFJF, permitem a comercialização dos resultados de pesquisas ou conhecimentos universitários. Graças a esse empreendedorismo, Fontes ganhou na categoria Spin Offs. Ela foi representada por sua ex-aluna de doutorado, Mara Lúcia de Campos Resende.

Rodrigo Stephani recebeu o prêmio na categoria de projetos por seu trabalho em pesquisa, desenvolvimento e inovação (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

Por fim, na categoria de projetos 2021/2022, o docente que mais coordenou projetos – seja de prestação de serviços tecnológicos ou de pesquisa, desenvolvimento e inovação – foi o especialista em ciência e tecnologia de alimentos, Rodrigo Stephani, professor da Faculdade de Química. Ele foi representado pelo professor do departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFJF, Ítalo Tuler Perrone.

Clique aqui para conferir a cobertura fotográfica completa.

Novo espaço de inovação

Outro presente que o Critt entregou à comunidade acadêmica da UFJF e à sociedade em geral nesta quinta-feira, 25, é o novo Laboratório de Ideação e Prototipagem (CrittLab). O espaço auxilia pesquisadores oferecendo serviços como impressão 3D, criação e modelagem de peças no SolidWorks, além de suporte na elaboração de projetos de eletrônica, elétrica e usinagem. O objetivo é aprimorar design, ergonomia e funcionalidades de produtos e equipamentos.

Segundo o diretor do Critt, Fabrício Campos, o propósito do laboratório é otimizar o design, a ergonomia e as funcionalidades de produtos e equipamentos. Ele acredita que, dessa forma, é possível oferecer apoio aos pesquisadores para materializarem suas pesquisas, aumentando a maturidade desses projetos. Campos reforça que somente com essa maturidade é que as inovações podem ser disponibilizadas à sociedade.

A obra e a compra dos equipamentos foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).

Outras informações:

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt): (32) 2102-3435
Instagram oficial do Critt