O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) comemorou, nesta semana, a conquista do conceito máximo pelos cursos de Farmácia e Nutrição na mais recente avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) . As graduações receberam nota 5 no procedimento avaliativo.

Três dimensões são consideradas para determinar a nota final: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, há que se destacar o grande esforço institucional dos setores envolvidos na organização e preparação para as avaliações – coordenações de cursos, Núcleos Docentes Estruturantes e setores administrativos. “O trabalho realizado, de forma coletiva, por equipes do campus sede e do campus GV, foi essencial para que a qualidade dos cursos fosse evidenciada”.

A avaliação máxima obtida pelo curso de Farmácia foi recebida com muito orgulho no departamento. Para a coordenadora do curso de Farmácia, Priscila Lima Sequetto, o reconhecimento representa o compromisso do curso em proporcionar uma educação de excelência, transformadora e inovadora. “É um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes, a dedicação de nossos docentes, técnicos administrativos e estudantes. Alcançar nota máxima é uma grande conquista e uma forma de comprovar a qualidade do curso de Farmácia da UFJF-GV”.

Ainda de acordo com a professora, foram fundamentais na boa avaliação do curso a preparação dos documentos institucionais analisados pelos avaliadores, a participação nas reuniões de entrevistas e apresentação da infraestrutura da instituição, que são “resultado do esforço coletivo de toda comunidade acadêmica, e foram fundamentais para a obtenção deste resultado”.

Curso de Nutrição também recebeu nota 5
Ainda nesta semana, o curso de Nutrição de GV comemorou a conquista da nota 5 na avaliação do MEC. Para o coordenador Fernando Eustáquio de Matos Júnior, o resultado é decorrente do trabalho de toda a comunidade acadêmica. “Em 2019, o curso de Nutrição recebeu conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e nós queríamos muito ter um resultado positivo nessa visita do MEC. Acredito que foi fruto do trabalho que todos vêm desenvolvendo ao longo desses 11 anos de curso”, afirma o docente, que também agradeceu o apoio da chefe de Departamento Clarice Lima Alves da Silva, da gerente de graduação, Angélica Cotta, do diretor do Instituto de Ciências da Vida, Leandro Cardoso, e da diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage