Após as mais recentes avaliações do Ministério da Educação (MEC), os cursos de Fisioterapia e Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foram avaliados com nota 4. O procedimento considera a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura como dimensões avaliativas.

Com a divulgação das notas, a Diretoria de Avaliação Institucional da UFJF destacou o grande esforço institucional dos setores envolvidos na organização e preparação para as avaliações – coordenações de cursos, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), setores administrativos. Ainda segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o trabalho realizado, de forma coletiva, por equipes do campus sede e do campus GV, foi essencial para que a qualidade dos cursos avaliados fosse evidenciada.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Thaís Contenças, a nota obtida representa a qualidade da graduação, “com vários indicadores fortes na consolidação do curso, proporcionando uma formação de excelência. Ressaltamos muitas melhorias no curso, em especial na dimensão infraestrutura”. O curso de Fisioterapia de GV mantém a nota 4 desde as avaliações do ano de 2017, pelo MEC.

A professora destaca aspectos fundamentais na obtenção da nota, como “a qualidade do corpo docente com experiência no mercado de trabalho, a experiência docente e a excelente produção científica, bem como o grande número de projetos de pesquisa, extensão e monitorias”, e ressalta o agradecimento às pessoas e setores que colaboraram na avaliação: “Agradecemos ao apoio dos servidores da UFJF-GV, docentes, TAEs e gestores, em especial aos docentes membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e colegiado do curso e aos nossos discentes”.

Com a divulgação da nota 4 recebida pelo curso de Educação Física, o coordenador Marcus Vinicius da Silva reconheceu o trabalho coletivo que antecedeu a visita do MEC e culminou na nota 4,49 – apenas 0,2 ponto para que atingisse conceito 5, máximo na avaliação. “Nos últimos seis anos, o curso aprimorou de forma satisfatória a estrutura física, o que refletiu no excelente conceito recebido. A avaliação deixou bem claro a qualidade do nosso curso e ratificou a qualidade do ensino público superior”.