Universidade sobe 11 posições em relação a 2022, alcança o 31º lugar no Brasil e é a quinta mais bem avaliada de MG (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 63ª melhor da América Latina e do Caribe, de acordo com o “Times Higher Education Latin America University Rankings 2023”, um sistema de avaliação do desempenho global das universidades. O resultado, divulgado nesta terça-feira, 04, mostra uma melhora de 11 posições em relação à avaliação de 2022. São avaliadas 197 instituições de 13 países da América Latina e do Caribe.

Confira o ranking completo.

Ao considerar apenas as instituições brasileiras, a UFJF ocupa a 31ª posição, quatro posições à frente na comparação com 2022, e é a quinta colocada entre as universidades de Minas Gerais. A diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Michèle Farage, avalia que, “em comparação com a primeira participação da UFJF no THE Ranking da América Latina e do Caribe, em 2020, quando ficou na 70ª posição, houve melhora expressiva nos indicadores relativos a citações, internacionalização, ensino e pesquisa”.

Segundo a avaliação deste ano, a performance da UFJF revelou melhora em quase todas as dimensões, com destaque para as áreas de “citações” e “pesquisa”, que tiveram maior percentual de crescimento na pontuação. A nota geral da Universidade subiu de 46.9 para 49.9; no que diz respeito à pesquisa, os números foram de 47.8 para 57.2; por fim, o indicador de citações aumentou de 45.9 para 49.2 pontos.

“Trata-se de uma nova evidência da educação de qualidade promovida pela UFJF, que, além de ter obtido conceito máximo na principal avaliação oficial a que se submeteu – a avaliação de recredenciamento institucional promovida pelo MEC/Inep -, tem logrado melhorias sucessivas nas avaliações internacionais realizadas por organismos independentes, como o THE”, ressalta Michèle.

Times Higher Education
O ranking da Times Higher Education Latin America avalia anualmente as melhores universidades da região da América Latina e Caribe. Ele é baseado nos mesmos indicadores de desempenho do THE World University Rankings, mas recalibra seus pesos para refletir as características dos campi latino-americanos, que são avaliados em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas, nesta ordem de peso: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e Renda da Indústria (transferência de conhecimento).

As melhores do ranking
Na América Latina, as três melhores instituições ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica, do Chile; a Universidade de São Paulo (USP); e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira brasileira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O Brasil é o país com maior número de instituições elencadas no ranking, com um total de 73 universidades, seguido por Chile, Colômbia, México e Equador.

Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf