“É subindo no palco e realizando sua performance que o aluno tem a oportunidade de vivenciar todo o ciclo de preparação e apresentação de uma obra musical”, observa a professora Raquel Rohr, sobre o concerto de encerramento do semestre da Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, gratuito e aberto ao público, está marcado para esta segunda-feira, 3, às 19h, no Auditório Geraldo Pereira, no Instituto de Artes e Design (IAD), no campus da UFJF. 

Repertório abrange obras dos períodos barroco e clássico, com composições de Mozart, Vivaldi e Bach (Foto: Divulgação)

A apresentação conta com um repertório diversificado, que abrange desde as obras do período barroco, considerado um dos mais importantes para a música ocidental, até o período clássico. Desse modo, reúne composições de Mozart, Vivaldi e Bach, tendo como solistas e guiando a orquestra os alunos Edwirges Margarita e Evandro Melo, do curso de bacharelado em Flauta.

Criada em 2015, sendo vinculada ao Laboratório do IAD, a orquestra conta com estudantes das disciplinas de bacharelado e licenciatura em Música. De acordo com Raquel, professora do Departamento de Música do IAD, a intenção deste laboratório é justamente proporcionar para os alunos a vivência do cenário musical que irão encontrar no ambiente profissional. Atualmente, o grupo é formado por 19 integrantes, variando entre servidores docentes, técnico-administrativos em Educação (TAEs), estudantes e membros da comunidade externa. 

Ao longo desses oito anos, a Orquestra Acadêmica já se apresentou por diferentes ambientes, entre eles o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a sala de concertos da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora e o Conservatório Estadual de Música. “A orquestra leva ao público de Juiz de Fora a oportunidade de usufruir de seu produto artístico e exerce assim papel cultural importante para a cidade”, avalia a professora. 

Para abranger a tríade ensino, pesquisa e extensão, uma hora antes do concerto, o também  professor do IAD, Rodolfo Valverde, realiza palestra para explicar e contextualizar a história dos períodos barrocos e clássicos da música, apresentada no repertório.