25ª edição coincide com os 70 anos da montadora e tem como tema modelos icônicos da marca no país (Foto: Divulgação)

Imagina ter a oportunidade de concluir os estudos na graduação e já poder estagiar em uma das maiores empresas automobilísticas do Brasil. Este sonho pode se tornar realidade para os alunos do curso de Design do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lorenzo Steiner, Bárbara Sayury e Maria Luísa Ferreira.

Eles são semifinalistas do concurso “Talento Volkswagen Design 2023”. A 25ª edição, que coincide com os 70 anos da presença da Volkswagen no Brasil, tem como tema modelos icônicos da marca no país. Este processo seletivo, de âmbito nacional e totalmente individual, desafia os participantes a desenvolver projetos de design automotivo em três categorias: User Experience (UX/UI), que instiga os candidatos a pensar como a marca pode oferecer uma experiência imersiva e conectada no universo digital; Shape, responsável pelo desenvolvimento das linhas exteriores e interiores do veículo; e Color & Trim, que engloba as cores, acabamentos internos e materiais.

Os quatro vencedores do concurso – um de UX/UI, dois de Shape e um de Color & Trim – terão a oportunidade de estagiar durante um ano junto ao time de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Processo de construção e desafios
Após o lançamento desta edição, em agosto, os alunos tiveram que dar início ao processo de desenvolvimento dos seus temas com o propósito de reinterpretar os ícones automotivos da empresa em uma abordagem inovadora e moderna. Os semifinalistas da UFJF ainda seguem construindo suas propostas e contam com o apoio e a orientação do professor Róber Botelho, do curso de Bacharelado em Design.

Segundo o orientador, o Talento Volkswagen Design se encaixa perfeitamente no desenvolvimento acadêmico em design, uma vez que o concurso povoa o imaginário dos aficionados com o universo do design automotivo. Além disso, a possibilidade de estágio em um ativo centro de design consiste em um poderoso estímulo para os corpos discente e docente. “O fascínio do universo automotivo sempre me envolveu e, como professor universitário, tive a honra de participar de uma série de projetos com orientandos vencedores, finalistas, normalmente de iniciação científica”, pontua.

Ele também ressalta que quando se fala em “desenhar ou redesenhar um novo veículo”, o desafio consiste em propor os elementos macro que comporão o novo produto, funcionando como a faísca que pode dar origem a um novo conceito. Esse processo assemelha-se ao que ocorre nos centros de design da própria marca e em outros lugares ao redor do mundo.

Maria Luísa Ferreira é uma das semifinalistas na categoria Color $ Trim (Foto: Arquivo Pessoal)

Steiner, que concorre à categoria Shepe Design e foi um dos finalistas em 2022, revela que este ano seu projeto tem uma série de referências relacionadas aos clássicos da Volkswagen Brasil, buscando criar um veículo instigante e emocionalmente envolvente, mantendo ao mesmo tempo sua praticidade e apelo familiar. “O maior desafio foi assimilar o volume de informações relacionadas a um projeto dessa natureza e dentro do exíguo prazo: um mês entre a divulgação do tema até o prazo limite da entrega relacionada à primeira etapa.”

As alunas do curso de bacharelado, Maria Luísa e Bárbara, semifinalistas na categoria Color & Trim, escolheram modelos icônicos da Volkswagen como fonte de inspiração para seus projetos. Bárbara optou pela Variant, um carro historicamente associado à família. Enquanto isso, Maria Luísa selecionou o Jetta GLI e se inspirou nos clássicos carros Sp2 e Brasília dos anos 70.

“Fiz essa escolha porque achei que o design esportivo combinaria com o tema. A proposta para esse veículo consiste em um sedã no conceito 2+2 onde a performance se integra ao caráter executivo exclusivo. O conceito desde o início era passar a ideia de um fim de tarde em uma cafeteria. Seria essa sensação de trabalho concluído, de que agora é o momento de relaxar. Assim, ele consegue induzir relaxamento e conforto ao fim do dia”, explica Maria Luísa.

Já Bárbara conta que está buscando inspirações na sua família e, principalmente, na mãe e avó, que sempre dirigiram para os filhos, escolhendo a Variant como ícone por ser um carro historicamente para famílias. O projeto ainda está em fase de construção. 

Expectativas
“O Talento Volkswagen de Design consiste em uma oportunidade singular, no campo do design automotivo, de poder realizar um trabalho com profundidade e ser avaliado, com feedbacks específicos, de profissionais atuantes da indústria. Além de poder observar a produção de diversos estudantes de instituições de ensino do Brasil”, destaca Steiner. 

Bárbara Sayury, também semifinalista, vê como incalculável o conhecimento adquirido com a oportunidade de participar do concurso  (Foto: Arquivo Pessoal)

Os semifinalistas têm confiança de que o estágio pode ter um impacto significativo em suas carreiras profissionais. Isso se deve, em grande parte, à chance de imersão no universo dos automóveis. Para Steiner, se ele for selecionado, o treinamento representa também uma oportunidade valiosa para desenvolver habilidades em representação bi e tridimensional, além de adquirir um conhecimento sistêmico em relação às atividades e ao processo de design aplicados por uma empresa que é referência na área.

Bárbara e Maria Luisa compartilham dessa visão otimista e acreditam que a chance de trabalhar em uma empresa de renome internacional pode abrir portas valiosas no futuro. Bárbara observa que o conhecimento adquirido ao colaborar com o time de Color & Trim da Volkswagen é praticamente incalculável, e ela está ansiosa para aprender e absorver o máximo de conhecimento possível.

Independentemente do resultado, os três estudantes estão determinados a continuar seus estudos e aperfeiçoamento na área de design automobilístico, preparando-se para uma possível carreira no mercado de trabalho.

Novas fases
No dia 19 de outubro, os participantes farão uma visita ao Estúdio de Design da Volkswagen na fábrica Anchieta e, no dia seguinte, a marca divulga quem são os finalistas do concurso. Já na reta final, o time de Recursos Humanos realiza as entrevistas com os candidatos entre 23 de outubro e 10 de novembro. O prazo final para enviar o projeto concluído é 20 de novembro. Uma semana depois, 27 de novembro, serão divulgados os vencedores.