Maia Maria Pereira celebra a comunidade trans com inspiração surrealista da estilista Elsa Schiaparelli (Foto: Gabriel Venzi)

Com o projeto “Meu Universo Trans”, a estudante do Bacharelado em Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maia Maria Pereira, celebra a identidade, a criatividade e a resistência da comunidade trans pelas lentes do surrealismo, a partir de fotografias inspiradas no movimento da estilista italiana Elsa Schiaparelli, que desafiou as normas estéticas de sua época, revolucionando as criações para o público feminino entre as décadas de 1920 e 1940. Trata-se de uma série de 12 fotos que compõem a exposição idealizada pela aluna, com abertura em 16 de novembro, quinta-feira, na Galeria Espaço Reitoria, no campus sede da universidade.

O trabalho nasceu como experimentação em uma disciplina do curso de Moda da UFJF, ministrada pelo professor Luiz Fernando Ribeiro, do Instituto de Artes e Design (IAD), ampliando o conhecimento sobre as áreas de stylist, produção e direção criativa, em temas como transformação, sonhos, mitologia pessoal, além da interseção entre a identidade de gênero e a criatividade. Como mulher trans, a aluna decidiu trazer sua vivência para a arte ao utilizar a ideia do estranho e do belo, presentes no movimento inovador de Elsa Schiaparelli, ainda hoje considerada como a única rival da icônica francesa Coco Chanel.

As fotografias realizadas nos ensaios são uma forma de mostrar como as pessoas trans desafiam as normas de gênero impostas pela sociedade, buscando a autenticidade e a autoexpressão. Maia Maria se coloca em uma perspectiva contrária aos preconceitos, trazendo uma visão diferente, ampliada, a partir de suas percepções e de sua vivência. “Minha intenção com esse projeto é trazer esse olhar de fora, que, no início, é estranho, mas que, quando se entra no universo trans se chega a uma compreensão maior do que realmente é ser uma pessoa trans, vendo a beleza e a riqueza por trás das histórias,” explica.

Projeto da mostra nasceu em uma disciplina do curso de Moda da UFJF (Foto: Gabriel Venzi)

As imagens instigam os visitantes a conhecer um universo em que inconsciente e identidade se entrelaçam, convidando à reflexão sobre a beleza da diversidade e sobre a importância da busca pela autenticidade. O objetivo da mostra e do projeto como um todo é mostrar que a verdadeira beleza reside na aceitação e na celebração de quem se é, o que se revela como um trabalho muito importante para a própria aceitação de Maia Maria enquanto mulher trans, sendo também uma forma de empoderamento.

“Quero que as pessoas que venham à exposição se sintam sensibilizadas, através das fotografias, a fim de contribuir para que nós, pessoas trans, possamos existir com mais tranquilidade, adentrando os espaços acadêmicos, o mercado de trabalho, estando onde quisermos sem que haja um olhar estranho sobre o nosso corpo”, conclui.

As filmagens apresentadas têm direção criativa, styling e produção de moda de Maia Maria, que é também uma das modelos. A orientação técnica vem do professor Luiz Fernando Ribeiro. As fotografias são de Gabriel Venzi, responsável pelo retouch. Pedro Quiron está como DOP filmmaker e Lucas Melo como maquiador. Victor Fish trabalha todos os cabelos. Estão como modelos Lucca Sad, Maitê Almeida, Samie Villela e Valentina Avelino. Mariana Gomes é a assistente de produção; o Estúdio Viga sedia as locações; as roupas e acessórios estão à cargo de Lascivité e Carlota Boutique, além de serem utilizadas peças de acervo pessoal.

Outras informações:

Instituto de Artes e Design (IAD)