Estrutura da Faefid passará por pequenas adequações, custeada pelos clubes, e foi considerada adequada e dentro dos padrões da federação mineira(Foto: Carolina de Paula)

Após aprovação da infraestrutura por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF), Tupi e Tupynambás firmaram acordos para a realização de jogos das rodadas 6 e 7 do Módulo 2 do Campeonato Mineiro no campo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No caso do Tupi, a partida será realizada na próxima quarta-feira, 24, às 15h30, contra o Boa Esporte. Já o Tupynambás atuará no sábado, 27, às 10h, contra o URT. Ambas as partidas não estarão abertas ao público, sendo restritas apenas a convidados.

A confirmação da realização de jogos na última semana do mês de maio nas instalações da Faculdade de Educação Física (Faefid) ocorreu após o aval do setor de segurança da UFJF e da Federação Mineira de Futebol. Em seguida, foram iniciadas as conversas para ajuste de horários e marcação das partidas de Tupi e Tupynambás no campo da UFJF.

Excelência em infraestrutura

Segundo o diretor da Faefid, Jeferson Vianna, o credenciamento da estrutura para as partidas confirma sua qualidade (Foto: Carolina de Paula)

Com o objetivo de possibilitar atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de projetos e ações que envolvem alunos, professores e a comunidade externa, a Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF se destaca pela qualidade de suas instalações.

Assim que solicitado, o campo da UFJF passou pela vistoria da Federação Mineira de Futebol, que rapidamente aprovou a realização dos jogos no espaço. “Nossa infraestrutura foi muito elogiada por oferecer condições superiores à da maior parte dos campos que têm recebido jogos do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Isso corrobora com a nossa percepção de que as estruturas da Faefid são consideradas uma das melhores dentre as Universidades Públicas brasileiras”, ressalta o diretor da Faefid, Jeferson Vianna.

Com medidas oficiais, adequação de vestiários e qualidade do gramado atestadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o campo da UFJF está apto para o uso em competições amadoras e oficiais.

Além do campo,  o novo ginásio poliesportivo da Faefid está em fase de finalização das adequações para a inauguração e em breve poderá receber até mesmo eventos internacionais.

Integração UFJF e esportes de alto rendimento

Com a realização dos jogos de Tupi e Tupynambás no campo da UFJF, alunos de graduação e participantes dos projetos de extensão como o Futebol UFJF também terão uma oportunidade de se envolverem com as partidas e de vivenciarem esse momento. “Essa é a contrapartida que a gente sempre solicita quando há uma solicitação da utilização dos espaços. Que os nossos projetos de extensão e nossas disciplinas vinculadas a essas atividades possam participar desses eventos. Assim, ganha os alunos, ganha a cidade e ganha os clubes”, reforça Jeferson Vianna.

Para o professor da UFJF e um dos coordenadores do projeto Futebol UFJF, Felippe Cardoso, esta é uma excelente oportunidade de integração da formação acadêmica, extensão e esporte de alto rendimento: “Ter partidas de equipes profissionais aqui na UFJF é um grande estímulo para a formação acadêmica e vivência do alto rendimento por parte dos nossos alunos e ainda impulsiona a participação nos projetos de extensão que oferecemos aqui, reforçando a importância de um trabalho constante e sistemático na obtenção de resultados”, reitera Felippe.

Técnico do sub-11 do projeto Futebol UFJF, o estudante de Educação Física, Samuel Marques, diz que a associação entre o ambiente acadêmico e o alto rendimento esportivo é sinônimo de oportunidades: “Poder vivenciar partidas de equipes profissionais é fundamental para adquirir mais conhecimento e nos aproxima ainda mais da iniciação científica na prática. Além disso, é uma maneira de incentivar e gerar vínculos entre os clubes de Juiz de Fora e os jovens que participam dos nossos projetos de extensão”.

Além das partidas de Tupi e Tupynambás nos dias 24 e 27, respectivamente, o campo da UFJF também vai receber uma partida de futebol americano, do JF Imperadores, no domingo, 28.