Equipes sub-17 e sub-15 do projeto Futebol UFJF são formadas por jovens moradores do entorno do campus da Universidade, em Juiz de Fora (Foto: Arquivo pessoal – Gabriel Sá)

Como diria aquele famoso refrão: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” Mais do que alimentar este sonho, o Futebol UFJF – projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – tem proporcionado a jovens do entorno do campus universitário desenvolvimento e oportunidades que vão além das quatro linhas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Tupynambás Futebol Clube.

Neste ano, a equipe sagrou-se bicampeã, por antecipação, da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. No ano passado, o projeto ficou com o título da mesma categoria, tendo a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel) como parceira. Com o atual resultado, o acesso das equipes sub-15 e sub-17 da UFJF à elite do Campeonato Mineiro em 2020 foi confirmado.

“A UFJF contribui enormemente para o meu desenvolvimento, tanto pela comissão técnica, quanto pelos meus companheiros, por termos um grande nível técnico e de trabalho. Têm sido muito importantes todos esses anos no projeto”, afirma o meia-atacante Gabriel Paes e Sá, de 17 anos, que compartilha do sonho cantado no refrão acima com os demais colegas.

Gabriel Sá, um dos destaques do sub-17, já sonha em enfrentar de igual para igual os times grandes de Minas, em 2020 (Foto: Arquivo pessoal – Gabriel Sá)

Aluno do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Catedral, o jovem conta que conheceu o projeto há quatro anos, justamente quando teve a oportunidade de jogar contra o time que hoje defende. “Me interessei pela competitividade proporcionada e por isso resolvi entrar”. Segundo o atleta, que já se planeja para a próxima temporada, a escolha valeu a pena. “A sensação é de felicidade; depois do ano todo de trabalho duro, podermos realizar nosso objetivo é muito gratificante. Já as expectativas para o ano que vem são as melhores possíveis; espero que possamos ir bem e conseguir bater de frente com as grandes equipes da elite”, projeta.

Já o volante Igor Cezário, de apenas 16 anos, aproveitou a oportunidade oferecida pela Universidade para se propor desafios. Um dos destaques da equipe, ele afirma que nunca havia jogado na posição em que atua no campo. “Foi na UFJF que eu aprendi a jogar como volante, uma posição que venho me destacando. O projeto e os treinos têm sido muito importantes para mim.”

Igor cursa o nono ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marília de Dirceu, em Filgueiras. Otimista, o jovem sabe o quanto é preciso se esforçar na busca pelo sonho. “Temos que continuar treinando forte para poder chegar à elite do Campeonato Mineiro e não ser só mais um time. Vamos em busca do título da Primeira Divisão”. 

A equipe sub-17 da UFJF é campeã por antecedência da Segunda Divisão e lidera o campeonato, com 33 pontos. Já o sub-15 é o quarto na categoria, com 18 pontos. Na 14ª rodada, o Futebol UFJF visita o Guarani-MG, no próximo sábado, 28, em Divinópolis. O jogo do sub-17 será às 14h e o do sub-15, às 16h.

Outras informações
(32) 2102- 3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)