Evento acontece nacionalmente entre os dias 15 e 21 de maio

Com o objetivo de valorizar os museus brasileiros e fortalecer a relação da sociedade com os museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 21ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 15 e 21 de maio. Neste ano, o tema da semana é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, busca mostrar a relevância dos museus como espaços de promoção do bem-estar e da sustentabilidade, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Museus vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também participam da programação da Semana Nacional de Museus de 2023. As atividades reúnem exposições, rodas de conversa e palestras presenciais e on-line. Logo abaixo, confira a programação completa nos museus existentes no âmbito da Universidade.

Se preferir, avance diretamente para o museu de sua preferência clicando no nome do mesmo: Arquivo Central da UFJF, Centro de Conservação da MemóriaGaleria de Arte do Forum da CulturaMemorial da República Presidente Itamar FrancoMuseu de Arqueologia e Etnologia AmericanaMuseu de Arte Murilo MendesMuseu de Malacologia Prof. Maury Pinto de OliveiraMuseu Dinâmico da Ciência e Tecnologia.

Museu de Arte Murilo Mendes

Mamm (Foto: Alexandre Dornelas)

Toda a semana: 

Exposição: A mostra “Coleção Murilo Mendes: 25 anos” fica aberta à visitação até o dia 21 de maio, de terça a sábado, das 9h às 18h e no domingo, das 13h às 18h.

Dia 16/05 (terça-feira):

14h – Oficina: A escritora, historiadora e responsável pela divisão de Arquivo do Setor de Biblioteca do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Lucilha Magalhães, ministra oficina de leitura mediada a partir de trechos do livro “A idade do serrote”, de Murilo Mendes.

19h a 20h – Visita mediada: A equipe do MAMM realiza visita noturna direcionada aos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio de Aplicação João XXIII.

20h a 21h – Apresentação musical: Coral da UFJF. O repertório contará com canções de diversos gêneros, da música nacional e internacional.

Dia 17/05 (quarta-feira):

14h a 16h – Oficina (inscrições encerradas): “A arte que promove bem-estar: práticas arteterapêuticas”, com a psicóloga e arteterapeuta Isabel Noly: como forma de incentivar o cuidado com a saúde mental, a oficina contará com uma atividade de pintura por meio da metodologia da arteterapia. A obra do artista plástico Almir Mavignier servirá de inspiração para a dinâmica.

19h a 21h – Palestra: “Sustentabilidade e Cianotipia: um diálogo dos saberes de Arte e de Ciências”, com a professora do Departamento de Química, Bárbara Almeida: A Cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons azuis, que produz imagens em ciano. O evento também marca a abertura da exposição fotográfica “Experimente Pontos sobre: Fotografia Alternativa Sustentável”. A mostra seguirá aberta até o dia 21 de maio, de terça a sábado, das 9h às 18h e no domingo, das 13h às 18h.

Para receber certificado de ouvinte da palestra, preencha o formulário on-line.

Dia 18/05 (quinta-feira):

14h a 16h – Oficina: “Antotipia: criando imagens fotográficas com materiais naturais”, com a professora do Departamento de Química, Bárbara Almeida: A antotipia, tema da atividade, é uma técnica de impressão fotográfica que usa as cores das plantas para criar imagens.

19h a 21h – Palestra: “Museus acessíveis e inclusivos: justiça social, diversidade cultural e bem-estar para todas as pessoas”, com a pós-doutora em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP), Viviane Sarraf: no encontro serão apresentados conceitos, reflexões baseadas em referenciais teóricos e análises de boas práticas voltadas à sustentabilidade em museus e instituições de preservação do patrimônio cultural.

Para receber certificado de ouvinte da palestra, preencha o formulário on-line.

Dia 19/05 (sexta-feira):

14h a 16h – Oficina: “Juntar histórias e construir imagens”, oficina de mosaicos, com Bárbara Morais.

Dia 20/05 (sábado):

15h a 17h – Exibição de filme: O CineMAMM e o Cineclube Movimento, projeto de extensão do grupo de pesquisa CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Artes e Design (IAD), apresenta o filme “A última floresta” (direção de Luiz Bolognesi, 2021).

Dia 21/05 (domingo):

16h a 18h – Apresentação musical: Solistas da Orquestra Sinfônica Pró-Música: para encerrar as atividades do MAMM na Semana Nacional de Museus, haverá apresentação de solistas da orquestra regida pelo maestro Victor Cassemiro.

O MAMM conta, ainda, com a exposição “Pontos cantados, pontos riscados: um pensamento-desenho afro”, do artista plástico contemporâneo Cipriano. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 9h às 18h e no domingo, das 13h às 18h, até o dia 4 de junho.

O museu fica na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro. O espaço funciona de terça a sábado, das 9h às 18h e no domingo, entre 13h e 18h.

Outras informações: (32) 2102-3594 – Museu de Arte Murilo Mendes 

Instagram 

Facebook 

E-mail 

Memorial da República Presidente Itamar Franco

Memorial da República Presidente Itamar Franco (Foto: Alexandre Dornelas)

Dia 15/05 (segunda-feira):

18h – Cerimônia de assinatura do Termo de Doação de Acervo Histórico Documental: A assistente social Denise Paiva, que foi assessora de Assuntos Sociais da Presidência da República no Governo Itamar Franco fará a doação de de acervo histórico documental do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O órgão foi criado em 1993, na gestão de Itamar como presidente da República e extinto em 2019. Em 2023, as atividades do Consea foram retomadas.

19h – Mesa redonda – “30 anos do Consea: as políticas brasileiras de combate à fome”: Na sequência à formalização da entrega do acervo, haverá mesa redonda com a participação presencial de Denise Paiva e dos pesquisadores Denise de Sordi, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP; Diogo Tourinho, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF e Enid Rocha, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Haverá ainda a participação remota da presidente do Consea, Elisabetta Recine, e do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rômulo Andrade. O debate será mediado pela diretora do Memorial, Daniella Lisieux.

Para receber certificado de participação no evento, preencha o formulário on-line.

Dia 16/05 (terça-feira):

19h – Roda de conversa: “O indígena e a república: uma trajetória de resistência”: participam do debate, a indígena Pataxó, ativista pelo clima e bacharel em Direito, Inaiê Apoena; a diretora técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) da UFJF, Luciane Monteiro Oliveira e a funcionária do MAEA, Maria Fernanda Van Erven.

O evento acontece no primeiro andar do Memorial. São bem-vindas cangas, tecidos, tapetes, almofadas e demais objetos macios para se sentar sobre. Para receber certificado de participação no evento, preencha o formulário on-line. A roda de conversa é realizada em parceria com o MAEA.

Também haverá inauguração de mostra itinerante com exibição arqueológica dos sítios de Juiz de Fora, com peças integrantes do acervo do MAEA. A mostra ficará aberta até 16 de junho no Memorial da República.

Dia 17/05 (quarta-feira):

19h – Sessão aberta de cinema: será exibido um episódio da série “Resto de Mundo”, do Globoplay, no estacionamento do Memorial. Na sequência, haverá bate-papo com o diretor da obra, Diego Zanotti.

Na série, são retratadas mulheres de força e fé no Brasil profundo, para ouvir suas considerações a respeito do destino do mundo. A série foi gravada meses antes do advento da pandemia da Covid-19.

Dia 18/05 (quinta-feira):

18h – Mesa redonda on-line: “Escolas e Educativos Museais: Contextos educacionais na promoção da saúde mental”. O objetivo da conversa é promover uma troca de saberes sobre educação e saúde mental, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A roda de conversa será transmitida ao vivo no canal do Memorial no YouTube.

Participam do debate, a mestre em Ciência da Religião pela UFJF, educadora e psicomotricista, Iza Chain, e a professora da Faculdade de Educação e arte-educadora, Olga Egas. Para receber certificado de participação no evento, preencha o formulário on-line. As vagas são limitadas.

Dia 19/05 (sexta-feira):

9h – Ação educativa: Aula de Yoga e Meditação para iniciantes com Movimento Zen: a aula será ministrada pela professora Flávia Cadinelli, criadora do Movimento Zen e educadora em autoconsciência. Para receber certificado de participação no evento, preencha o formulário on-line. As vagas são limitadas. 

O Memorial Itamar Franco fica localizado na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, das 12h às 18h, com última entrada às 17h30.

Para agendar visita de grupo ou escola, entre em contato por e-mail.

Outras informações: (32) 2102-3594 – Memorial da República Presidente Itamar Franco 

Instagram 

Facebook

Galeria de Arte do Forum da Cultura

Museu fica no Forum da Cultura da UFJF (Foto: Divulgação)

Entre os dias 16/05 e 02/06:

10h às 19h – Exposição: “Ao céu”: a mostra conta com pinturas do artista plástico juiz-forano Alceu Rodrigues, falecido em 2016. Rodrigues era uma pessoa com sofrimento mental e frequentou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A exposição tem curadoria do artista plástico Pury.

Dia 16/05 (terça-feira):

18h – Colóquio: Encontro com profissionais de diversas áreas para debater o tema da arte relacionada com a saúde mental. Também será possível conhecer melhor a história do artista Alceu Rodrigues e suas obras expostas, além de saber mais sobre os atendimentos realizados pelos CAPS.

O Forum da Cultura conta com a Galeria de Arte e o Museu de Cultura Popular. O espaço fica na Rua Santo Antônio, 1.112 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Outras informações: Forum da Cultura da UFJF – (32) 2102-6306. 

Instagram 

Facebook

E-mail 

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana

MAEA (Foto: Iago de Medeiros)

Oficina: “Escavando sítios, fazendo aproximações: oficinas de Arqueologia para estudantes de escolas públicas”. A ação integra o programa SBPC vai à Escola e faz parte das atividades educativas do MAEA. A oficina será realizada até dezembro, na área externa do Centro de Ciências da UFJF. É necessário fazer agendamento por meio dos telefones (32) 2102-6913 e (32) 2102-6914.

No Centro, é possível visitar também a sala de Arqueoastronomia Franz Joseph Hochleitner, que recebe visitas espontâneas às quintas-feiras, das 19h às 21h; sábados, das 13h às 17h e domingos, das 9h às 12h. Não é preciso agendar e as visitas são mediadas.

Visita Mediada: Mediação na mostra “Maxakali – A resistência de um povo”, que propõe uma reflexão sobre a relação sustentável e harmônica dos povos indígenas com o meio ambiente. A exposição é realizada nas galerias Methlon, Tchoré e Tlegapé do Jardim Botânico da UFJF. O endereço é Rua Coronel Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha. As visitas serão realizadas até o dia 31 de maio, de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h. Outras informações pelo telefone (32) 2102-6336. Visitas escolares devem ser agendadas.

Dias 23/05 a 26/05:

9h a 16h – Exposição: “Arqueologia Táctil: o saber através das mãos”: a mostra contará com réplicas tridimensionais do acervo arqueológico e etnográfico. A intenção é discutir a diversidade de formas sensoriais de obtenção do conhecimento. As peças estarão expostas na Associação dos Cegos de Juiz de Fora, localizada na Avenida dos Andradas, 455 – Centro. O horário de visitação é de 9h a 16h.

Outras informações: Museu de Arqueologia e Etnologia Americana

Instagram 

Facebook

Centro de Conservação da Memória

Cecom (Foto: Procult/UFJF)

Dias 15/05 (segunda-feira) e 16/05 (terça-feira):

19h a 22h: Minicurso: “Patrimônio natural e áreas protegidas no Brasil, perspectivas à luz do pensamento decolonial”. O Centro de Conservação da Memória (Cecom) promove o minicurso, que será ministrado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFJF, Danielle Arruda, e a mestranda do PPGH, Mariana Faria.

Serão abordados os temas da colonialidade, preservacionismo, patrimonialização de áreas naturais e criação de Unidades de Conservação no Brasil. A atividade será presencial, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Para participar, é preciso se inscrever por meio de formulário on-line. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado.

O Cecom fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto). O espaço atende a pesquisadores, mediante agendamento por e-mail

Outras informações: Centro de Conservação da Memória – (32) 2102-6339. 

Instagram 

Facebook

E-mail 

Museu Dinâmico da Ciência e Tecnologia

Museu Dinâmico (Foto: Twin Alvarenga)

Dia 15/05 (segunda-feira):

10h às 10h30 – Palestra: “Da antiga Directoria/Inspetoria Municipal de Hygiene de Juiz de Fora ao Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da UFJF”. A palestra será concedida pelo tecnologista do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Paulo Noronha, no canal do Mast no YouTube

O tema da fala é o Museu Dinâmico, que ocupa o antigo casarão da diretoria de higiene. O espaço também abrigou as oficinas da antiga Escola de Engenharia, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os sindicatos de professores e servidores da UFJF.

O Museu Dinâmico fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A equipe do museu realiza visitas guiadas e recebe escolas – neste caso é preciso fazer agendamento pelo site do espaço ou por telefone.

Outras informações: Museu Dinâmico da Ciência e Tecnologia – (32) 2102-6340. 

Arquivo Central da UFJF

Arquivo Central (Foto: @arqcentralufjf)

Dia 18/05 (quinta-feira):

14h às 15h30 – Visita mediada: O Arquivo Central da UFJF vai abrir o seu acervo para uma visita guiada, no programa Arquivo Aberto. Os visitantes poderão ter acesso a documentos e conhecer as atividades realizadas no local. Pessoas interessadas devem se inscrever por meio de formulário on-line

A equipe do Arquivo Central também vai realizar postagens em suas redes sociais sobre o papel dos arquivos na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. 

O Arquivo Central da UFJF fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 3460, Fundos – Alto dos Passos. 

Outras informações: Arquivo Central da UFJF – (32) 2102-6321. 

Instagram 

Facebook 

E-mail

Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira

Museu de Malacologia (Foto: Centro de Ciências / UFJF)

O Museu de Malacologia, localizado no Centro de Ciências, leva o nome do professor Maury Pinto de Oliveira, um médico com grande interesse pelas ciências naturais. A coleção malacológica da UFJF, que hoje constitui o museu, representa uma solução duradoura e bela para o desafio enfrentado por Oliveira na manutenção de sua coleção entomológica inicial.

O espaço fica localizado no Centro de Ciências da UFJF e abre suas portas para visitantes nos seguintes dias e horários: quintas-feiras das 19h às 21h, sábados das 14h às 17h e domingos das 9h às 12h.