Fórum 8M: coletivos e mulheres com o objetivo de unificar a ação das feministas em Juiz de Fora (Foto: Facebook 8M)

Para encerrar a programação de atividades realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá o acervo documental do Fórum 8M e de outros coletivos e organizações de mulheres da cidade. O termo de doação será assinado no dia 28 de março, às 17h, no auditório da Reitoria da UFJF, com transmissão pelo canal do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia, no YouTube.

“O acervo ficará sob a guarda do Arquivo Central da UFJF, que ainda vai conhecer a documentação e começar a traçar estratégias para tratamento adequado do material, além da organização, divulgação e ações que visam contribuir para a consciência de movimentos sociais acerca da importância da preservação de seus documentos”, informa a conservadora-restauradora de bens móveis Andréia de Freitas Rodrigues.

A ideia da doação surgiu por conta da live “Arquivos de mulheres em pauta: por que são tão raros?”, promovida pelo Arquivo Central e apresentada na Semana Nacional de Arquivos, em 2021. O evento tinha por objetivo debater a falta de arquivos disponíveis para pesquisa que registrem as mulheres e os movimentos femininos, sobretudo mulheres racializadas.

Após a organização, o acervo do 8M ficará disponível ao público, que terá acesso a várias possibilidades de pesquisa em temas como história dos movimentos feministas e políticas públicas de proteção às mulheres. Principalmente, às que dizem respeito à violência de gênero, a manutenção da Lei Maria da Penha, os investimentos públicos e os direitos das trabalhadoras.

Arquivo Central

O Arquivo Central da UFJF tem um acervo que registra a história da sociedade local e regional. Durante o mês de março, o órgão vem divulgando ações e documentos de seu acervo relativos à preservação da memória e do patrimônio documental de mulheres.

“A doação do acervo do 8M vai ao encontro da preocupação da UFJF com a valorização da história e da luta pelo reconhecimento e defesa dos direitos femininos. Com esta iniciativa, inclusive rara no nível nacional, o Arquivo Central pretende dar visibilidade aos registros de movimentos juiz-foranos que registram ações de organizações políticas e sociais, sindicatos, coletivos e grupos interessados em defender os direitos femininos”, finaliza Andréia.

Fórum 8M/JF

Criado em 2017, o 8M/JF é um fórum de coletivos e mulheres com o objetivo de unificar a ação das feministas em Juiz de Fora. Como fórum, o 8M/JF reúne diferentes concepções e vertentes teóricas sobre o feminismo, articulando ações representativas de suas pautas e da luta das mulheres na cidade, como demandas do cotidiano das opressões vivenciadas e a busca por formação para os enfrentamentos diários. Militante do Fórum 8M, Lucimara Reis acredita que a importância do acervo estar nas mãos da UFJF é uma forma de reconhecimento e ação política para o combate ao silenciamento das lutas de resistência e de avanços realizados por mulheres.  

“A partir desta ação, nos colocaremos na busca de arquivos de outros movimentos, cada qual com suas particularidades, inclusive debatendo sobre o que se entende como documento histórico. As instituições de guarda historicamente têm feito opções pelo que é passível de guarda. Estamos batendo nessas portas e apresentando outra história a ser contada. Estamos nos colocando enquanto sujeitas da construção dessas memórias”, ressalta Lucimara.

 Outras informações: (32) 3214-4161