Professora Nádia Carvalho, departamento de Administração, ao lado das integrantes da equipe vencedora (Foto: Divulgação)

A criação de um sensor adaptado em joias personalizadas que faz a aferição da glicose por sistema NFC foi a ideia vencedora da 1ª Oficina de Ideação FarmaNutri do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Desenvolvida pelos estudantes Renata Pinho da Silva (Nutrição), Alexandra Amâncio Alves da Costa (Nutrição), Caíque do Nascimento (Farmácia) e Giovana Luiza Henrique Pamplona (Farmácia), a iniciativa vencedora consiste na coleta das informações através do sensor que, por sua vez, são transmitidas para um aplicativo. “São captados os níveis de glicose e com base nisso, o próprio aplicativo solta lembretes sobre os horários de aferir a glicose, beber água, além de orientações sobre alimentação”, explica a estudante Renata Pinho da Silva.

De acordo com os autores da ideia, o sensor instalado em uma joia personalizada teria como público-alvo adolescentes e jovens do sexo feminino que não aceitam o seu diagnóstico de Diabetes Mellitus do tipo 1 e que tenham dificuldades em aferir a glicose por meios convencionais. “Optamos pelo uso da joia para armazenar o sensor, fazendo uma aferição não incisiva, de forma discreta, mantendo o estilo e realçando a beleza feminina”, explica Renata.

Sobre o evento

Criado pelo Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, a 1ª Oficina de Ideação FarmaNutri busca valorizar soluções inovadoras dentro do ambiente acadêmico universitário, tendo por caraterística o desenvolvimento de projetos de soluções tecnológicas que sejam inovadoras e utilizáveis, especialmente para os cursos da área de Farmácia e Nutrição. Para tanto, é apresentado aos estudantes participantes um problema (dor) na sua área de formação e uma metodologia.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação de Governador Valadares/ MG; do time VUEI, fomentado via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG e do Parque Tecnológico Figueira do Rio Doce.

Outras informações podem ser obtidas no site ou instagram do Setor de Inovação.