Neste domingo, dia 7, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Colégio de Aplicação João XXIII recebem mais de 6 mil candidatos que fazem as provas do concurso para técnico-administrativos em educação (TAEs) da instituição. As avaliações terão início às 9h, horário de Brasília e a duração total será de quatro horas, com realização simultânea em Juiz de Fora e Governador Valadares.

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) disponibilizou na última sexta-feira, 28, o comprovante definitivo de inscrição, com as informações do candidato, o local de prova e demais orientações.

Locais de prova

Em Juiz de Fora, os exames serão realizados em dez faculdades e institutos, localizados no campus universitário – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro, Juiz de Fora. Além desses locais, as avaliações do concurso também acontecem no Colégio de Aplicação João XXIII – Rua Visconde de Mauá, 300 – Santa Helena.

Confira os locais de prova no campus da UFJF:

Faculdade de Administração
Faculdade de Direito
Faculdade de Educação
Faculdade de Engenharia – prédio Itamar Franco
Faculdade de Letras
Faculdade de Serviço Social
Instituto de Artes e Design
Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Instituto de Ciências Exatas
Instituto de Ciências Humanas

Ao fim do texto, veja um mapa completo do campus (clique aqui para avançar até ele).

Na mesma data do concurso para TAEs, será realizado nos prédios da Faculdade de Medicina e da Faculdade Doctum o certame para recrutamento de Policiais Militares, por isso, os candidatos devem conhecer os locais de prova com antecedência e, no dia da aplicação das avaliações, sair de casa em tempo hábil para evitar imprevistos no trajeto.

Confira o itinerário dos ônibus dentro da UFJF:

Linha 545
Linha 555
Linha 170
Linha 190 (Zona Sul/UFJF)
Linha 655 (IF Sudeste/UFJF)
Linha 755 (Zona Norte/UFJF)

Além disso, outras seis linhas que atendem somente ao anel viário da UFJF, com partidas do Centro e entrada pelo Pórtico Sul, são outras opções para os candidatos, que devem conferir o horário e itinerário no link Infotrans, no Portal da PJF. São elas: 532 (São Pedro), 534 (Santos Dumont), 544 (Recanto dos Brugger), 547 (Nossa Senhora de Fátima), 548 (Adolpho Vireque) e 549 (Nova Germânia).

Outras informações sobre itinerários podem ser obtidas na página da SMU.

Provas e orientações

As questões serão de múltipla escolha, de Língua Portuguesa, Legislação, Matemática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. São 25 questões de conhecimentos básicos e outras 25 de conhecimentos específicos.

Os candidatos devem levar documento de identidade original e com foto, em que seja possível identificar o inscrito. Não serão aceitos documentos digitais ou apresentados por meio de aparelhos eletrônicos.

Além da documentação, o candidato deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente e apresentar, preferencialmente, o comprovante definitivo de identificação.

É desejável que o candidato procure conhecer o seu local de prova antecipadamente para evitar transtornos de última hora, tais como: transporte público, estacionamento e/ou trânsito.

O participante deve se programar para chegar antes do horário previsto para o início das provas, dirigindo-se à sala indicada no comprovante de inscrição. Os portões serão fechados às 9h, horário oficial de Brasília-DF.

Itens proibidos

Durante a realização das provas é proibido fazer uso e/ou portar aparelhos eletrônicos ou eletromecânicos, tais como, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, tablets, gravadores ou similares, quaisquer receptores ou transmissores de dados e mensagens, controle de alarme de carro, etc.

Também fica vedado o uso de relógio de quaisquer espécies, óculos escuros, protetores auriculares, bloco de anotações e rascunhos, lápis, lapiseira, marca-texto e / ou borracha, bem como quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, boné, gorro, etc.

O uso de máscara nos ambientes da Universidade e durante a realização das provas é facultativo.

Concorrência

São aguardados 6.370 candidatos que concorrem às 33 vagas, distribuídas entre os cargos de Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico de Tecnologia da Informação (nível D, ensino médio) e de Arquiteto e Urbanista (nível E, superior).

Para as oportunidades disponíveis para atuação no campus Juiz de Fora, 6.245 candidatos disputam as 30 vagas. O cargo de Técnico em Contabilidade recebeu 55 inscrições para concorrer a vaga. Já a função de Assistente em Administração tem 6.130 aspirantes às 29 vagas.

Em Governador Valadares, há 81 inscritos que concorrem a uma vaga para o cargo de Arquiteto e Urbanista. No caso das duas vagas para Técnico de Tecnologia da Informação, há uma oportunidade para a ampla concorrência e a outra para pessoas pretas e pardas, sendo 34 inscritos concorrendo dentro da primeira modalidade e dez nas vagas para cotistas.

Confira a relação candidato-vaga.

Gabaritos e resultados

Os gabaritos serão divulgados na segunda-feira, 8 de maio, e o resultado final do concurso público será publicado em 31 de julho de 2023. O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Mapa completo do campus

Clique na imagem para baixá-lo em resolução completa.

Mapa da UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf