Programa de Visitas

Alunos visitaram o campus e conheceram mais sobre as opções de cursos e os programas de assistência ao estudante (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Questões sobre o funcionamento do sistema de cotas e ponto de corte de cada curso oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram levantadas pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Almirante Barroso, de Benfica/Igrejinha, em visita nesta quinta-feira, 11, ao campus. O estabelecimento de ensino foi o segundo, em 2017, a participar do programa desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional. Os futuros candidatos a vagas oferecidas pelos processos seletivos mostraram-se interessados em obter o máximo de informação para fazer suas escolhas. O professor Leonardo Diogo Nogueira, que acompanhou os 55 alunos, revelou o entusiasmo do grupo. Entre os que participaram da visita no ano passado, 20 já ingressaram na Universidade por meio do Pism e do Enem.

Assim que chegaram ao campus, os estudantes assistiram a exposição feita por funcionários e bolsistas da Diretoria de Imagem, no Anfiteatro da Reitoria, sobre instalações, história da instituição, formas de ingresso, ponto de corte, sistema de cotas, intercâmbio internacional, flexibilização curricular, apoio estudantil e modalidades de ensino. Após almoço no Restaurante Universitário, um grupo visitou a Empresa Júnior Rumos, vinculada ao curso de Turismo; o projeto de extensão Kizomba Namata, do curso de Geografia; além do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação. Outro grupo conheceu o projeto Microraptor/Baja e a Empresa Júnior de Computação Code, na Faculdade de Engenharia; a Faculdade de Letras e o Jardim Sensorial.

Estudantes pretendem disputar vagas na UFJF

Alice Mayara Conceição da Silva, 17, do segundo ano, foi enfática ao declarar já ter decidido entrar para a Universidade. Ela, que se prepara para disputar vaga em História ou Ciências Sociais, será a primeira da família a ingressar em uma instituição de ensino superior. “Estou em busca da realização de um sonho. Por que não ficar na minha cidade, se ela possui uma das melhores universidades do país?”, pondera.

As informações sobre apoio estudantil tranquilizaram Yasmim Brito Tavares, 18, aluna do terceiro ano. Moradora de Igrejinha, ela preocupa-se com a longa distância em relação ao campus e acredita que pode se beneficiar do apoio em transporte e, se possível, também em alimentação. A estudante pretende concorrer a uma vaga em Farmácia e se especializar em Bioquímica, mas gostou de saber que poderá fazer matérias de outros cursos e enriquecer seu currículo.

Arnaldo Henrique Lima, 21, do terceiro ano, já se prepara para seguir a carreira de enfermeiro. Em breve vai se matricular em um curso técnico na área, de forma a já ingressar na Universidade com algum conhecimento na área. O Enem foi o caminho escolhido por Natálida Silva dos Santos, 18, do segundo ano, para Alcançar a UFJF. A Educação Física é a sua primeira opção, mas admite avaliar outras possibilidades. Uma tia advogada serve de inspiração para que pense também em cursar Direito.

Como participar?

A UFJF disponibiliza nove rotas para escolas que desejam participar do Programa de Visitas. A escolha pode ser feita de acordo com a demanda dos estudantes. Os estabelecimentos de ensino interessados podem agendar visita pelo telefone: (32) 2102-3966.

Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional