Mesmo com o campus voltando ao seu ritmo normal de aulas esta semana, ainda há muita gente aproveitando as férias. Entre as atividades de lazer oferecidas pela Universidade, há opções para quem deseja desfrutar dos dias ensolarados e para os que curtem programas mais culturais. Confira na lista abaixo e escolha o seu – é tudo de graça!

Piquenique no campus

32119214015_50dbfd8b75_h

A coordenadora pedagógica Fabiana Rocha trouxe os filhos ao campus da UFJF para aproveitar a manhã de férias (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Para as famílias com crianças e até grupos de amigos, fazer um piquenique nos jardins da UFJF é uma ótima pedida. Em meio ao verde, é possível aproveitar o espaço para relaxar, ler um livro, jogar bola, peteca, correr e se divertir. “Nesse período de férias nós sempre vimos para cá, por ser um espaço maior, perto de casa, que dá liberdade para as crianças brincarem, além de permitir trazermos brinquedos e lanches para um piquenique”, conta a coordenadora pedagógica Fabiana Rocha, mãe de três filhos.

Estação Bike na UFJF

16481283793_9c634a7837_o

Com 30 bicicletas disponíveis para o uso da comunidade a Estação Bike Unimed funciona sempre das 6h às 22h (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Com 2.200 metros de ciclovia na área central da campus, os ciclistas contam com um ótimo espaço para a prática de atividades físicas na UFJF. É possível também utilizar uma das 30 bicicletas que ficam disponíveis na Estação Bike Unimed. O usuário pode utilizar o equipamento por uma hora, sempre dentro dos limites do campus, no horário entre 6h às 22h. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro prévio, que deve ser feito no site.O cadastro é somente para maiores de 18 anos.

Domingo no Campus

30550862272_87ff01b5f2_o

Com duas edições por mês, o Domingo no Campus acontece nos dias 15 janeiro e 02 de fevereiro. (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Com o sucesso das edições em 2016, nos dias 15 de janeiro e 02 de fevereiro o “Domingo no Campus” retorna cheio de atrações. Brincadeiras, músicas e atividades para todas as famílias, fazem parte da programação que tem como objetivo aproximar a comunidade entorno com a UFJF. O evento acontece das 8h às 12h, na Praça Cívica no campus da UFJF.

Exposição “Presépios”

21220889714_132707061b_o

Localizado no Centro de Juiz de Fora o Forum da Cultura está com duas exposições abertas para visitação (Foto: Caique Cahon/UFJF)

No Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, está em cartaz a tradicional exposição “Presépios”. Em sua 28ª edição, a mostra reúne uma variedade de presépios confeccionados em técnicas e materiais diversos, oriundos de vários países. A mostra permanece em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2017, com visitações de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, com entrada gratuita. O Fórum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

Além desta exposição, você pode conferir a Galeria de Arte do Forum que está com a mostra “Viva a Bela”, que reúne obras do acervo, tendo como temática espaços juiz-foranos.

“Saudades do Bello”

32089357401_2989b13040_oEm quase três décadas de produção ininterrupta, com o seu talento para o humor e a sátira do cotidiano, José Bello da Silva Júnior – o chargista Bello – narrou e comentou a história política e social de Juiz de Fora e do Brasil. A partir de quinta-feira, 12, uma seleção de charges publicadas entre meados dos anos 1980 e 2011, poderá ser vista no Espaço Reitoria, no campus da UFJF. A mostra “Saudades do Bello – 25 anos de charge” é uma homenagem ao artista, que completaria 60 anos em 2016. A entrada é gratuita e o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira de 7h às 22h, e no sábado de 8h às 12h.

Exposição no MAMM

22902751785_0a58265791_o

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) fica aberto de segunda-feira, das 12h às 18h, e de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. (Foto: Géssica Leine / UFJF)

A partir do dia 13, a exposição “Testemunhos Possíveis” fica disponível para visitação no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), de segunda-feira, das 12h às 18h, e de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. As obras fazem parte da coletânea em comemoração aos 10 anos do Instituto de Artes e Design da UFJF.

Memorial da República Presidente Itamar Franco

17027298353_bdc4414047_o

A visitação guiada para as exposições no Memorial da Republica Itamar Franco podem ser feitas as segundas-feiras, das 12h às 18h e de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, reúne diversas litografias sobre a Conjuração Mineira, do poeta e criador pernambucano João Câmara, trazendo o episódio histórico passado ao tempo presente. Além desta exposição, também é possível conferir o acervo histórico-cultural, com arquivo de documentos e imagens (fotografias e vídeos) referentes ao período em que o presidente Itamar Franco exerceu cargos públicos no Brasil e exterior. Com entrada gratuita, a visitação guiada acontece de segunda-feira, das 12h às 18h e de terça a sexta-feira, das 9h às 18h.